O deputado estadual Sergio Peres (Republicanos), novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, afirmou que pretende conduzir sua gestão com foco no fortalecimento dos municípios gaúchos. Natural de Caraá, no Litoral Norte, Peres destacou que o municipalismo será a principal bandeira de seu mandato à frente do Parlamento.
Em entrevista à Rádio Missioneira, o presidente foi enfático ao tratar do tema. “Quero trabalhar esse ano na presidência o municipalismo, porque é onde a gente sabe que as coisas acontecem, onde as pessoas nascem, começam a trabalhar, começam a estudar. É ali que ela precisa de saúde, precisa da infraestrutura”, afirmou.
Peres também anunciou que pretende intensificar o diálogo direto com as comunidades do interior do Estado. “Quero fazer reuniões nas regiões para poder levar o diálogo”, disse. Segundo ele, a proposta é inverter a lógica tradicional de centralização das decisões. “Implementar a ideia de que não é somente o povo que tem que vir até aqui, mas nós ir até lá onde as pessoas moram.”
O novo presidente destacou ainda que buscará mobilizar os demais parlamentares em defesa das pautas municipalistas. “Quero convocar os parlamentares para que nós venhamos fazer essa voz pelos municípios, para que nós possamos ajudar os prefeitos, os vereadores, as pessoas que tanto lutam e contribuem, e acaba a sua riqueza, os seus impostos, indo para o Estado e para Brasília, e fica a menor parte no município”, pontuou.
Dentro dessa estratégia, Peres pretende promover encontros regionais com apoio técnico e institucional. “Queremos fazer reuniões, debater, levar técnicos, junto com a Famurs, para buscar nos ministérios onde tem mais recursos, programas, para que possamos fortalecer os municípios”, concluiu.
Fonte: Rádio Missioneira