Município de São Nicolau promove campanha de recolhimento do óleo de cozinha usado - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
18 de junho de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Município de São Nicolau promove campanha de recolhimento do óleo de cozinha usado

18 de junho de 2019 l 16:52
Materia atualizada: 18/06/2019 l 16:53




Compartilhe!

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de São Nicolau continua com a campanha de recolhimento de óleo de cozinha usado. O secretário Acádio Gibbert participou do Programa Cidade Alerta desta terça-feira(18). Na oportunidade, ele destacou o trabalho que foi realizado durante a semana do meio ambiente no município, que conseguiu recolher cerca de 200 litros, vindos de restaurantes da cidade e de residências.

O objetivo principal, é conscientizar a comunidade sobre evitar que este produto seja descartado na natureza, principalmente na rede de esgoto, onde muitas vezes chegam até as nascentes, e se colocado no solo, com a infiltração, esse óleo de cozinha polui os lençóis freáticos. Lembrou que um litro de óleo de cozinha usado, pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água.

Esse tipo de recolhimento foi possível através de uma parceria com uma empresa que produz sabão, que usa o óleo na sua fabricação. A coleta segue durante todo o ano, e o ponto de entrega é na própria Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. A maioria do óleo de cozinha usado, está sendo entregue principalmente pelas donas de casa, que utilizam litros pet para armazenar o produto. A cada dois litros entregues, o cidadão ganha uma barra de sabão.

Outro trabalho, que está sendo realizado pela secretaria, é um estudo para a recuperação de nascentes, com o objetivo de melhorar a qualidade da água utilizada nas propriedades rurais, através da proteção da nascente com técnica adequada, aliada a orientação quanto ao seu tratamento para garantir o abastecimento contínuo.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados