logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Ministro Paulo Pimenta visita São Luiz Gonzaga após temporal

Compartilhe!
O ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta (PT), viu de perto no sábado (22), a situação de São Luiz Gonzaga após a microexplosão atmosférica que deixou um rastro de destruição em pelo menos cinco bairros da cidade no último dia 15. Ele visitou as áreas atingidas pela manhã e, à tarde, teve encontro com o presidente da Coopatrigo, Paulo Pires, e representantes da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) e audiência com prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM) na sede da Câmara de Vereadores.
No encontro com todos os prefeitos da região, que teve a participação dos deputados estaduais Eduardo Loureiro (PDT) e Jéferson Fernandes (PT) e do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), Pimenta entregou relatórios específicos com os investimentos e ações feitas pelo governo federal em cada município, bem como ouviu as principais demandas relativas à obras na região e, principalmente as perdas já confirmadas no retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“Cada município tem as suas demandas junto ao governo federal. No nosso caso de São Luiz Gonzaga, o momento é de reconstrução. Mas, como associação, a preocupação unânime é a queda de retorno do ICMS, que já foi de 40,9% na parcela mais recente. Se isso se confirmar, nenhum município vai conseguir fechar as contas no final deste ano sem apoio de recursos federais”, afirmou o prefeito são-luizense e presidente da AMM, Sidney Brondani.
Paulo Pimenta afirmou que na próxima terça-feira (25), terá uma audiência em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que contará também com a presença do governador o Estado Eduardo Leite. “Temos um desafio sem precedentes para reerguer o Rio Grande do Sul e agora esse episódio de tempestade aqui em São Luiz Gonzaga. A União não tem medido esforços para auxiliar os gaúchos e essa parceria com os prefeitos é fundamental nesse processo, por isso estamos aqui hoje”, afirmou o ministro.
Pimenta afirmou que a questão do ICMS também será levada ao presidente na reunião de terça-feira. “Esse dois primeiros meses que enfrentamos agora são os mais difíceis exatamente pela questão econômica, que foi severamente atingida, mas o governo federal já destinou R$ 101 bilhões ao Estado e seguiremos trabalhando para sua recuperação.”
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.