Mamografia em São Luiz Gonzaga: Deputado Jeferson Fernandes e vereador José Luís Terra querem união de esforços para manutenção do serviço

Compartilhe!

A iniciativa sugerida pelo parlamentar será apresentada por Terra em reunião com demais vereadores na tarde desta quarta-feira (11)

Preocupados com a continuidade da disponibilização de exames de mamas em São Luiz Gonzaga, o vereador José Luiz Terra e o deputado estadual Jeferson Fernandes estão articulando uma reunião virtual sobre o assunto com a direção do Hospital São José, de Giruá, instituição responsável pela prestação dos serviços naquele município. A iniciativa sugerida pelo parlamentar será apresentada por Terra em reunião com demais vereadores na tarde desta quarta-feira (11).

“A realização desses exames pode ficar inviabilizada em São Luiz Gonzaga se não houver um rearranjo com a direção do Hospital de Giruá. É esta nova combinação que precisamos discutir coletivamente”, adiantou o vereador.

Por ser referência na realização de mamografia na região, é o Hospital São José quem oferece esses exames em São Luiz Gonzaga, em benefício de um consórcio de municípios. Entretanto, a nova direção da entidade alega que o acordo para a prestação destes serviços foi desfavorável para a instituição e cobra o pagamento de cerca de R$ 14 mil/mês a ser dividido entre os 5 municípios atendidos.

“Precisamos discutir de que forma este valor poderá ser custeado e garantir a realização dos exames no local. O deslocamento para Giruá não é viável para muitas mulheres de São Luiz Gonzaga; e isso pode custar as vidas delas”, explicou Terra.

Jeferson, que já está em contato com o Hospital, disse que o diretor administrativo da instituição, Isnar Passos, se dispõe a prestar esclarecimentos sobre a proposta feita aos municípios. O deputado entende que há necessidade de o Estado também ajudar a custear a manutenção destes serviços.

“O governo estadual precisa atuar para garantir a saúde das mulheres em São Luiz. Se for possível, vamos sugerir alguma previsão orçamentária adicional para esta finalidade”, acrescentou. O parlamentar também sugeriu ao vereador a articulação com deputados federais e senadores. “Falarei pessoalmente com o Bohn Gass e o Paim. O assunto é sério, é urgente e nós precisamos trabalhar juntos em prol da comunidade”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa | Gabinete Jeferson Fernandes