Entrevistado no programa Jornal da Manhã desta sexta-feira (10), o comandante do 14º BPM, major Ernani, fez um balanço da mobilização em torno do combate à quadrilha que assaltou o Banco do Brasil de Porto Xavier no final do mês de abril. Apesar de um policial ter tombado em serviço, as autoridades policiais lograram êxito em prender cinco assaltantes – outros dois morreram em combate durante o cerco.
Ressaltando que não há uma sociedade que esteja imune a ocorrências deste tipo, o major lembrou de outras oportunidades onde a Polícia foi colocada à prova, como em outubro de 2018, onde ação criminosa foi neutralizada, com apreensão de várias armas e três veículos.
Depois, já neste ano, tentativa de assalto em São Nicolau resultou frustrada devido a atuação de um cidadão. Agora, mais recentemente, o assalto em Porto Xavier teve desdobramentos que duraram vários dias e, apesar da tragédia com a morte do policial Fabiano Lunkes, Ernani considera que a resposta foi dada à altura.
Com exceção dessas três situações citadas, o Major considera que outros crimes, como abigeato e furto arrombamento, mantiveram-se estáveis e, em alguns casos, até diminuíram. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer à comunidade pela colaboração durante todos os dias e noites da operação de cerco aos assaltantes, contribuindo com informação e itens para alimentação dos agentes policiais.
Rádio Missioneira