Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Mais três casos de dengue são confirmados em São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Secretaria de Saúde aguarda o resultado de 15 exames de casos suspeitos 

Na quinta-feira (7), mais três casos de dengue foram confirmados em São Luiz Gonzaga, totalizando 12 casos desde o início de 2022. Até o momento, os casos foram registrados nos bairros Duque de Caxias, Centro, Raimundo Gomes Neto, Agrícola e Mário. Os pacientes apresentaram os sintomas clássicos de dengue, não sendo registrado nenhum caso de dengue hemorrágica (forma mais grave da doença).  

O Setor de Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado de 15 exames de casos suspeitos de dengue enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé, informa que o município recebeu novas orientações quanto a testagem de casos suspeitos de dengue. De acordo com a nota informativa, após a confirmação laboratorial dos primeiros casos de uma área, os demais casos de dengue podem ser confirmados por critério clínico-epidemiológico (exceto gestantes, casos graves e óbitos, que devem ocorrer preferencialmente por critério laboral).   

PREVENÇÃO    

Seguindo os protocolos, conforme o coordenador da equipe de Combate à Endemias, Edson Pereira, os agentes têm reforçado as ações em um raio de 300 metros ao redor do local onde foi confirmado o foco, intensificando a vistoria e protocolos de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.  

O coordenador ressalta a importância do apoio da comunidade para auxiliar na eliminação dos focos. “Quanto menor a população do mosquito no ambiente, menor a possibilidade de transmissão”, destaca Edson. Entre os cuidados, não deixar água parada em pratinhos de plantas; evitar o acúmulo de água em calhas, pneus e ralos; manter caixas d’água fechadas; guardar garrafas com o gargalo para baixo; manter as piscinas tratadas adequadamente; entre outros. 

Informações, denúncias e dúvidas podem ser sanadas com a equipe de Combate à Endemias, junto a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do número (55) 3352-9000.   

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA 

Foto: Divulgação / 12ª CRS   

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.