O chefe do plantão do Hospital São Luiz Gonzaga, médico Luis Grings, voltou a esclarecer nesta sexta-feira (3), durante entrevista para o programa Jornal da Manhã, o funcionamento dos atendimentos de casos de urgência e emergência na casa de saúde.
Segundo Grings, durante a semana, a recomendação é para que os pacientes procurem as unidades de saúde mais próximas de seu domicílio para buscar atendimento. “Os 11 EFS’s da cidade estão funcionando e todos com médicos. Procure o atendimento lá e, depois, se necessário, a ESF irá encaminhá-lo para o hospital”, frisou.
Conforme Grings, o plantão do Hospital São Luiz Gonzaga deve ser procurado para casos menos graves somente durante o fim de semana, feriados e nos horários em que as ESF’s estão fechadas. O objetivo é evitar o sobrecarregamento no local.
O médico que está há 30 anos como chefe do plantão pediu a compreensão da comunidade e, inclusive, deixou o contato para quem quiser mais esclarecimentos: (55) 9 9961-4005.
OBRA E UTI
Grings também aproveitou a oportunidade para informar a atual situação do Hospital São Luiz Gonzaga. A casa de saúde acumula dívidas milionárias herdadas há 22 anos, quando a gravidade da crise fez com que a prefeitura adotasse a sua intervenção. Recentemente, o valor começou a ser quitado, através das verbas de custeio destinadas por deputados e senadores gaúchos.
A situação dificulta a execução de melhorias na infraestrutura. Conforme Grings, as obras no setor de Radiologia do hospital, orçadas em R$ 800 mil, estão 80% concluídas. Após, o objetivo é iniciar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Rádio Missioneira