“Julho Amarelo” busca a conscientização sobre as hepatites virais

Compartilhe!

Por meio do SUS, unidades de saúde disponibilizam testes rápidos gratuitos  

A campanha “Julho Amarelo” (Lei n° 13.802) – instituída no Brasil em 2019 – tem como principal finalidade, reforçar a prevenção e o controle das hepatites virais. São Luiz Gonzaga faz parte dessa mobilização nacional. No município, são disponibilizados testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C e hepatites virais. Os testes estão disponíveis nas ESFs e são ofertadas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) 

A enfermeira Simone Wünsch, que atua no microambulatório HIV/AIDS de São Luiz Gonzaga, ressalta que todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida.

“Em sua maioria, as infecções agem de forma silenciosas e não apresentam sintomas, por esse motivo é muito importante fazer o teste rápido. Pedimos que as pessoas dirijam-se as unidades de saúde e realizem os testes gratuitamente”.  

Ainda conforme a responsável pelo microambulatório, as hepatites virais podem atingir o fígado e se manifestar com alguns sintomas, como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoos, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.   

Divulgação | Agência Brasília

 

Fonte: Larissa Dorneles | Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do microambulatório HIV/AIDS