O Dia do Músico é comemorado anualmente em 22 de novembro, no mesmo Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, bastante reconhecida pelos católicos no Brasil. E pelo Dia do Músico, a vereadora Rose Grings, indicou para receber uma Moção de Reconhecimento, o músico João Máximo, devido a sua importância no meio cultural local e com extensa trajetória no mundo da música missioneira. A entrega da Moção será na próxima segunda-feira (20) no Plenário do Legislativo São-luizense, a partir das 15h.
HISTÓRIA
O músico João Máximo, também conhecido como “Canário”, “Capincho” ou “João Cruzeira”, nasceu em 29 de maio de 1945, no Limoeiro, então Distrito de São Luiz Gonzaga. Filho de Artur José de Oliveira e Amélia Donates de Oliveira, um pedreiro e agricultor e uma costureira e dona de casa, sendo o caçula de cinco irmãos: Mário Galarce de Oliveira (In Memorian), Luiz Galarce de Oliveira, Dejanira Galarce de Oliveira e Noêmia Galarce de Oliveira.
João Máximo iniciou sua carreira musical aos sete anos, quando ganhou de seu irmão mais velho, uma gaita de 8 baixos, que possui até hoje. Em 1961, formou dupla com Olívio de Matos, animando bailes e matinês, em época que eram comuns as domingueiras. Em 1965, ao deixar o quartel, vai para Cerro Largo, formando a dupla Canário e Canarinho, com o músico Pedro Ortaça, seu grande amigo e compadre, fazendo sucesso em toda a região.
Os anos passam e o artista segue no cenário musical da região. Em 2001, João Máximo realiza um sonho, a gravação de um CD com os seus filhos. Em 2004, um AVC quase tira a vida de João Máximo, que contou com o apoio da comunidade para o seu restabelecimento, com o tempo voltando a animar bailes e shows.
João tem ainda, participação especial nos LPs, volumes 1 e 2, Melhores Gaiteiros do Sul. Teve ainda, suas composições gravadas por nomes como, Jorge Leal e Aroldo Torres, Palito Portela, Valdir Melo, Ademar da Rosa e Mazaroppi e o Grupo Os Serranos.
João Máximo, além dos filhos João Fernando, Márcia, Ricardo, Mariel e Roberto, é avô de Bruna, Fernanda, Thais, Jorge, Pedro, Natalia, Amanda, Lihoran, Rihan e Ana Paula.
Fonte: Márcio Greff – Assessoria do Gabinete Rose Grings