logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

IPHAN apoia contratação de arqueólogo para obras no Centro de São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

O presidente da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga, vereador Francisco Lourenço (PDT), o Chiquinho, acompanhado da vereadora Rose Grings (Progressistas) e do assessor jurídico Guilherme Dornelles Chagas, participou ontem, dia 1º, de reunião na superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com o superintendente Rafael Passos e a arqueóloga Graziela Toleto.

O encontro foi realizado para esclarecimentos de questões necessárias no intuito de orientar o Município de São Luiz Gonzaga a obter as devidas avaliações e licenciamentos para obras no eixo central da cidade, com consonância e harmonia entre desenvolvimento e preservação dos muitos prédios e edificações históricos existentes naquela região da cidade. O superintendente e a arqueóloga do IPHAN se mostraram muito receptivos e manifestaram a preocupação, também, com a agilidade dos procedimentos, uma vez que o Instituto conta com um quadro muito deficitário de profissionais especializados para a demanda.

O Executivo Municipal, após solicitação da Câmara na semana passada, enviou projeto de lei aos vereadores buscando a contratação emergencial de arqueólogo até que seja feito o devido concurso público para a função. Medida é considerada fundamental para agilizar a portaria autorizativa do profissional e a consequente emissão de laudos e acompanhamentos de obras.

Laudos – A contratação de um arqueólogo nos quadros de funcionários da prefeitura possibilitará agilidade nos serviços de análise de solo, laudos técnicos e demais procedimentos que darão celeridade a obras paradas hoje no eixo central da cidade. Inclusive, o terreno do município, adquirido pela Câmara Municipal com recursos próprios em 2010 e que será destinado para edificação do prédio próprio da sede do Legislativo, também se encontra nesse perímetro, e, assim como as demais edificações no eixo central, necessita passar por todo o procedimento junto ao IPHAN.

Para o presidente da Câmara, “saímos da reunião com a segurança de agilidade e efetividade nos procedimentos necessários, bem como nas providências a serem tomadas para os licenciamentos junto ao IPHAN. O doutor Rafael e doutora Graziela foram muito receptivos com nossa comitiva da Câmara e demonstraram interesse em resolver esse impasse em nosso Município, o qual é rico em material histórico e tem grande potencial de desenvolvimento e precisa, para isso, ter as condições para receber novas edificações e empreendimentos que tornem cada vez mais próspera a nossa São Luiz Gonzaga”, finalizou Chiquinho.

FONTE: CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUIZ GONZAGA

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.