Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Instituto Rui Barbosa sofre com problema na rede elétrica há pelo menos 18 anos

Compartilhe!

Um vídeo feito por estudantes do Instituto Estadual Rui Barbosa, em São Luiz Gonzaga, viralizou nas redes sociais ao denunciar o calor nas salas de aula. A escola não pode utilizar os aparelhos de ar condicionado por risco de sobrecarga da rede elétrica, que não suporta os climatizadores.

“O material produzido pelas crianças do 6° ano foi da autonomia deles. Eles enfrentam todas as tardes o calor intenso de São Luiz, por várias vezes considerada a cidade mais quente do Estado. Mas nossa luta é antiga, existem solicitações desde 2006”, explica a diretora Eliane Brum.

No vídeo, que acumula mais de 53 mil visualizações no Instagram, os jovens pedem ajuda no compartilhamento do problema, para que a Secretaria Estadual de Educação atenda ao pedido da escola.  

A instituição é um dos principais braços da rede estadual em São Luiz Gonzaga, com 762 alunos matriculados nos turnos da manhã, tarde e noite. As turmas são formadas por uma média de 28 alunos, que assistem às aulas em salas de 35 metros quadrados.

Por conta da grande demanda, a escola tenta resolver o problema da rede elétrica há pelo menos 18 anos; conforme a diretora, há registros de pedidos encaminhados ao Estado desde 2006. Mas foi em 2015, após a instalação dos climatizadores, que o problema se tornou mais grave.

“Temos 26 salas climatizadas, porém nenhum climatizador pode ser ligado. Fomos orientados por eletricistas sobre o risco de sinistro caso a rede seja sobrecarregada. Por conta disso, já mandamos dois  projetos da reforma para a Seduc, o último em março, mas ele não anda”, resume Eliane.

Foto: arquivo

Fonte: GZH