Inicia a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
22 de abril de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Inicia a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe

22 de abril de 2019 l 16:52
Materia atualizada: 22/04/2019 l 17:12




Compartilhe!

A segunda etapa da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou nesta segunda-feira, 22 de abril.

O público alvo da campanha são pessoas com 60 anos de idade ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A primeira etapa da campanha (de 10 a 18 de abril) foi destinada a imunização de crianças e gestantes.

A informação é da coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan. Uma das novidades, é que conforme orientação recebida na semana passada, através da Secretaria Estadual de Saúde, policiais civis e militares da ativa, bombeiros e membros das Forças Armadas também poderão receber a vacina.

No caso dos militares do 4º RCB, será confirmado uma data para a equipe de vacinação realizar a aplicação no próprio quartel. Um pedido de novas doses da vacina deverá ser feito para a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde para atender esta demanda.

Segundo a enfermeira, o objetivo da ação é de reduzir os casos de complicações causadas pela doença nas pessoas nesta situação prioritária. A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de dificuldades respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que a vacina comece a fazer efeito. Dúvidas ou informações podem ser obtidas em qualquer posto de saúde ou com os profissionais da área da saúde.

O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.
Medidas simples como lavar as mãos com frequência ajudam a evitar o contágio.

A meta geral da mobilização é vacinar 90% do público alvo.

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será em 4 de maio, sábado. Já a campanha de imunização encerra no dia 31 de maio.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados