IESA promove a 8ª edição do Simpósio de Biomedicina

Uma discussão sobre envelhecimento abriu oficialmente, nesta quinta-feira (3), a oitava edição do Simpósio de Biomedicina do IESA.

O evento foi organizado pela 6ª Turma do curso e conta, em sua programação, com palestras e minicursos, realizados até esta sexta-feira (4).

“A programação do simpósio é diversificada e pensada, pelos alunos, como forma de atender às mais distintas áreas de atuação do biomédico. O mais interessante é que os temas chamaram a atenção de outros públicos, como acadêmicos de Fisioterapia, que também participam do encontro”, destaca a coordenadora do simpósio, professora Juliana Roncato.

Na tarde de quinta-feira, 40 participantes acompanharam o minicurso de Primeiros Socorros, ministrado pelas enfermeiras Fabiana Avellameda e Juliana Knorst, voluntárias da Cruz Vermelha de Santa Rosa. A capacitação teve o intuito de orientar os acadêmicos sobre como proceder diante de uma emergência clínica, traumática ou cardiovascular.

À noite, a discussão esteve a cargo da pós-doutora em Biologia Celular e Molecular, Jacqueline Escobar Picolli. Através do tema Pesquisas em biogerontologia e sua aplicação na saúde do idoso, a palestrante trouxe informações sobre os fatores que podem influenciar no envelhecimento. “Além da genética, nós temos fatores ambientais que podem acelerar esse processo”, destacou.

Jacqueline mostrou as mais recentes pesquisas na área e qual o papel do biomédico na investigação. “A população mundial está envelhecimento mais e precisamos estar preparados para encarar esse cenário. Hoje, temos 30 idosos para uma média de 100 crianças. Em 2050, serão 179 idosos para cada 100 crianças”, frisou a convidada.

Durante a abertura do evento, o diretor do IESA, professor Júlio César Lindemann, falou sobre a importância da participação dos acadêmicos nestas discussões, como forma de qualificar a formação profissional.

Nesta sexta-feira, 4, os participantes acompanham o minicurso de Peeling de Cristal e Diamante. À noite, duas palestras: a primeira será às 19h30, com o médico Claudio Antônio Barili sobre A Endocrinologia na Biomedicina. Às 21h, a discussão é sobre Microbiologia de Alimentos com a mestra Claudia Verdum Viegas.