Heinze cobra agilidade nos processos de ferrovias e pontes internacionais

O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) encaminhou ofício ao coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, Ronaldo Miro Zülke, solicitando o agendamento de audiência com os ministros dos Transportes, César Augusto Rabello Borges, e do Planejamento, Miriam Belchior. A audiência vai abordar o traçado da Ferrovia Norte-Sul e Tronco Principal Sul e a construção de novas pontes internacionais ligando o Rio Grande do Sul a Argentina.

As pontes internacionais já fazem parte de um estudo de viabilidade contratado pelos governos brasileiro e argentino que cogita a construção das novas travessias em três municípios gaúchos: Itaqui, Porto Mauá e Porto Xavier. A preocupação de Heinze é garantir que todas as obras sejam executadas, viabilizando o desenvolvimento da região e, principalmente, facilitando o escoamento da produção agrícola. "A região onde as pontes devem ser construídas é uma zona de grande exportação de arroz e outros produtos agrícolas. Assim, poderemos estreitar os laços com o país vizinho, aumentando o fluxo de pessoas na região e trazendo investimentos para o país", acrescenta Heinze.

Também está na pauta o debate do traçado da Ferrovia Norte-Sul e Tronco Principal Sul, para que se contemplem os centros produtivos. "A retomada do transporte ferroviário visa crescimento, redução dos custos de produção, empregos, geração de renda e melhoria da qualidade de vida do cidadão brasileiro", justifica.