Com suas terras férteis, município tornou-se, com o passar dos anos, referência nas Missões na produção de soja e trigo
Nesta terça-feira, 12 de outubro, o município de Bossoroca completa 56 anos de emancipação política. A próspera cidade que tem como base econômica a cultura da soja, do trigo, o desenvolvimento da pecuária e a atividade comercial e de serviços, possui, segundo estimativa do IBGE, 6.205 habitantes. Atualmente, José Moacir Francisco Dutra (Juca), governa o município. Faz divisa territorial com São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, São Miguel das Missões, Santiago e Itacurubi.
Para encerrar as comemorações em alusão à data, o município realiza nesta terça-feira (12), às 16h, uma carreata pelas principais ruas da cidade. A concentração ocorre na Praça Porfírio Pereira.
A origem de seu nome vem da palavra em tupi-guarani Iby-Soroc, que significa chão rasgado, fenômeno denominado Vossoroca, que se pode observar através do efeito das águas em terrenos arenosos, onde se abrem enormes rachaduras. Durante algum tempo, a localidade usou a grafia Boçoroca. Posteriormente, em razão de adequação à língua portuguesa, passou-se a usar Bossoroca.
No ano de 1965, iniciou-se o movimento que iria culminar com a emancipação do município. A Comissão Emancipacionista foi composta, primeiramente, por Marcos Fabrício, Avelino Cardinal, João Dutra e Leoveral Oliveira. Bossoroca desmembrou-se de São Luiz Gonzaga em 12 de outubro de 1965, quando foi criado o município, através da Lei 5.058, pelo então governador Ildo Meneghetti. No entanto, a instalação aconteceu somente em 4 de março de 1967.
Foto de capa: Alguns integrantes da Comissão Emancipacionista, quando liam a noticia da emancipação de Bossoroca
Fonte: Prefeitura Municipal de Bossoroca | Histórico do Município