logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Grito da Terra ocorre amanhã em Porto Alegre

Compartilhe!

A Rádio Missioneira realiza amanhã (20), a cobertura do Grito da Terra, em Porto Alegre. A edição deste ano é especial, pois é comemorativa aos 20 anos do movimento. Diversos agricultores da região irão participar do evento. Ônibus de São Luiz Gonzaga e Santo Antônio das Missões já estão lotados.O Grito da Terra Brasil é uma das grandes mobilizações do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) ou quem sabe a maior, a qual está completando 20 anos de realização pela Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (CONTAG). A ideia do GTB veio com a necessidade de unificar as lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais de todo o País.

Ao longo desses anos, é possível destacar algumas conquistas importantes para a categoria. É fundamental lembrar que antes do GTB não havia políticas públicas voltadas à agricultura familiar, com exceção da aposentadoria, que fora conquistada na Constituição Federal de 1988.Ao mesmo tempo, se olharmos para a agricultura familiar, as mesmas linhas de crédito que existiam para as grandes propriedades, eram as disponíveis para o agricultor familiar. Evidentemente que os agentes financeiros sempre priorizavam os grandes.

A realização do 20º Grito da Terra Brasil coincide com o Ano Internacional da Agricultura Familiar assim definido pela FAO/ONU. Esse é mais um motivo para crer em avanços importantes e significativos que marquem essas duas décadas de lutas.Uma das inovações do GTB neste ano é a forma de sua realização, ou seja, ele acontecerá com ações estaduais e, com isso, se abre mão de fortes mobilizações em Brasília. As Comissões de Negociações têm representações de todas as 27 Federações e em todos os estados haverá mobilização no dia 20 de maio.

O grande desafio daqui em diante é prosseguir com essa mobilização para que possamos ampliar as políticas públicas conquistadas e buscar novos avanços, especialmente a reforma agrária que, infelizmente, não tem recebido a devida atenção por parte do governo federal. Vamos continuar orgaO Grito da Terra Brasil é uma das grandes mobilizações do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) ou quem sabe a maior, a qual está completando 20 anos de realização pela Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (CONTAG).

 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.