Fórum local deve receber novo juiz até o mês de março - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
2 de janeiro de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Fórum local deve receber novo juiz até o mês de março

Juiz Thiago da Cunha falou sobre o trabalho como titular da comarca local. Foto: Nivaldo Maciel/Rádio Missioneira
2 de janeiro de 2020 l 11:04
Materia atualizada: 02/01/2020 l 16:08




Compartilhe!

Juiz responsável pela comarca do Fórum de São Luiz Gonzaga, Thiago da Cunha participou do programa Jornal da Manhã desta quinta-feira, 2 de janeiro, onde falou a respeito de seu trabalho ao longo do ano. Com a missão de “desafogar” um grande número de processos, o juiz considerou que os resultados têm sido favoráveis.

Buscando atender a demanda da melhor forma possível, Thiago disse que as sessões de júri tiveram uma atenção especial ao longo deste ano, visto que essa demanda estava com, pelo menos, dois anos de atraso. Após o ano de 2019, foi possível avançar cerca de um ano, mas ainda há muito a ser fazer.

Outro empecilho é a defasagem no quadro de juízes. Em São Luiz Gonzaga, atualmente, apenas a Vara Criminal possui juiz titular. Segundo Tiago, um colega deve ser promovido e assumirá a Vara Cível até o final de março. Isso certamente daria um alívio no trabalho. No entanto, outros fatores ainda preocupam, como algumas medidas governamentais, com destaque para a questão envolvendo a decisão do presidente Bolsonaro, que versa sobre atuação de juízes em fases distintas de processos, lei integrante do “Pacote Anticrime”, sancionada no dia 24 de dezembro.

Outra fonte de prejuízo no trabalho foi a greve parcial da categoria dos servidores do Judiciário, ocorrida no segundo semestre de 2019. Mesmo assim, Tiago considerou o movimento uma causa justa. Ressaltando que o Forum local trabalha no limite de sua capacidade operacional, o entrevistado disse que tem a expectativa de uma melhora, principalmente com a chegada de um novo juiz na Vara Cível. Ele também acrescentou que vê São Luiz Gonzaga com total condição de pleitear ao menos mais uma vara cível e um criminal.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados