São Luiz Gonzaga se prepara para dar início às comemorações dos Festejos Farroupilhas, que este ano trazem como temática “Herança Jesuítica e Guarani no Rio Grande do Sul: 400 anos de cultura e tradição”. A programação terá Marianita Ortaça como patrona estadual e homenageará o tradicionalista Chico Marques no âmbito municipal.
A movimentação oficial começa no domingo, dia 6 de setembro, às 17h, com a chegada da Chama Crioula ao município, no 14º Batalhão de Polícia Militar. Já na segunda-feira, dia 14 de setembro, às 9h, ocorre a solenidade de abertura dos Festejos Farroupilhas e o acendimento oficial da Chama no Palanque Oficial da Praça da Matriz. O momento contará com a inauguração da Cruz Missioneira da 32ª Coordenadoria Regional de Educação, abençoada pepadre Cenir Sturm, além de apresentações do DN Carlos Bastos do Prado e a sinalização do hino em Libras pela professora Rosane Burchard.
Entre os dias 14 e 19 de setembro, a Guarda da Chama estará mantida no Palanque Oficial da Praça da Matriz, sempre das 8h às 18h. As celebrações encerram no domingo, dia 20 de setembro, com o tradicional Desfile Farroupilha a partir das 9h, percorrendo a Rua Venâncio Aires e passando pelo Palanque Oficial da Praça da Matriz. Em caso de chuva, a realização do desfile será avaliada no próprio dia. Logo após o desfile, o encerramento oficial dos festejos será realizado no mesmo local.
Para esclarecer dúvidas ou obter mais detalhes sobre a programação, a comunidade pode entrar em contato com a Assessoria da Comissão dos Festejos pelo telefone (55) 9 8424-9365.
Foto: arquivo/Prefeitura de São Luiz Gonzaga
Fonte: Rádio Missioneira