Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Facções criminosas ameaçam todos os municípios das Missões, alerta major

Compartilhe!

A atuação de facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas ameaça todos os municípios da Região das Missões. O alerta foi dado pelo comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, major Eduardo Brum, durante entrevista para o programa Jornal da Manhã nesta terça-feira (6).

“Nós estamos sempre sendo ameaçados. Todos os municípios têm essas ameaças, constantemente. Porque há o interesse desses grupos criminosos em se estabelecer em todos os municípios. Então, nós estamos diuturnamente identificando todos esses indivíduos e contamos com ajuda da comunidade”, frisou o major.

Um dos aliados da Brigada Militar no combate às facções criminosas na região é o sistema de videomonitoramento, instalado em quase a totalidade das cidades. As imagens captadas por câmeras de segurança são redistribuídas para uma central, em São Luiz Gonzaga, onde é possível ter um panorama de toda a região.

O sistema, conforme o comandante, foi fundamental para controlar a ação de grupos criminosos em Roque Gonzales, por exemplo, onde até homicídios foram registrados. “Em uma semana conseguimos debelar a situação”, lembrou Brum. Em São Paulo das Missões, um dos poucos municípios que ainda não possui o videomonitoramento, os trâmites estão sendo finalizados.

O major ressalta que o Rio Grande do Sul é um dos estados com maior presença de facções criminosas: de sete a oito, no total. Duas delas possuem maior domínio territorial e já chegaram às cidades do interior.

O trabalho de repressão qualificada da Brigada Militar a esses grupos vem sendo intensificado, sendo que o resultado já pode ser notado. O major lembra que, até o momento, São Luiz Gonzaga não registrou homicídios neste ano.

Rádio Missioneira