Escolas de Santo Antonio das Missões realizaram atividade do MPT na escola - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
11 de junho de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Escolas de Santo Antonio das Missões realizaram atividade do MPT na escola

Professores envolvidos no MPT na escola. Fotos: Rogério de Santis Morais/Rádio Missioneira
11 de junho de 2019 l 14:52
Materia atualizada: 11/06/2019 l 16:03




Compartilhe!

Apresentação de teatro retratou família desestruturada que utiliza os filhos para suprir recursos financeiros

Desenhos, contos, poesias e teatro foram as formas que estudantes de quatro escolas da rede municipal de ensino de Santo Antônio das Missões utilizaram para abordar um tema importante da fase em que vivem. Trata-se da etapa municipal do Projeto Ministério Público do Trabalho na Escola Contra o Trabalho Infantil em reuniu mais de 150 pessoas, entre elas alunos e profissionais da área de educação e assistência social. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (11) na Quadra de Esportes Faustino Lago.

Atividades são desenvolvidas de acordo com faixas etárias, os 4º e 5º anos desenvolvem atividades nas modalidades conto e desenho, 6º ano poesias e 7º ano teatro. As escolas foram divididas por modalidades para não concorrerem entre si, os melhores trabalhos de cada modalidade foram classificados para a fase estadual, de forma que todas as quatro escolas estão representadas na próxima etapa.
Conforme a professora Volnira Carvalho que junto com a Professora Sônia Ramos coordenam o programa, neste ano de 2019 quatro escolas estão participando, além da Antônio Robalo as escolas Santo Antônio, Deocleciado Rodrigues e Evilásio Jacques Ourique participam cada uma em uma das modalidades.

Volnira fez questão de salientar que os professores passam por um treinamento para desenvolver o trabalho com aos alunos e que a abordagem ao trabalho infantil, causas e conseqüências não trata do caráter punitivo ou da necessidade de denunciar situações, mas enfoca o aspecto das políticas públicas preventivas e os atendimentos dos órgãos para evitar que crianças sejam submetidas a situações que atrapalhem o seu desenvolvimento e aprendizado.

Público que acompanhou as apresentações

A apresentação do teatro dos alunos da escola Antônio Robalos chamou a atenção, a peça apresentada encenou situação de uma família desestruturada formada por pai alcoólatra e mãe autoritária e endurecida, sem trato uns com os outros os pais obrigavam seus filhos a trabalhar para suprir as necessidades do grupo familiar. A mensagem foi forte e a atuação dos alunos indicavam um grau de vivencia real da situação.

A psicóloga Cláudia Scaramussa, do CREAS comentou o teatro como forma também de apresentar algumas das políticas públicas voltadas para famílias em situações semelhantes a que foi retratada na encenação.

Rógerio Morais – Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados