Trilheiros chegarão hoje ao município de Pirapó e irão pernoitar no Santuário de Assunção do Ijuí, local do martírio do Padre João de Castilho
O pontapé inicial da Trilha dos Santos Mártires das Missões, realizado neste domingo (14), foi marcado por momentos de intensa emoção. Essa é a avaliação da presidente da associação que organiza o evento, a vereadora Ana Paula Alvarenga.
A 20ª e 21ª edição da Trilha teve início, como manda a tradição, junto ao Passo do Padre, às margens do Rio Uruguai na localidade de Santo Isidro, interior de São Nicolau. Ao pé da cruz erguida no local onde o Padre Roque Gonzales rezou a primeira missa em solo gaúcho no ano de 1626, trilheiros dedicaram o momento à reflexão.
Cerca de 40 pessoas caminharam durante o domingo no trajeto entre Santo Isidro e a cidade de São Nicolau. Nesta segunda-feira (15), os trilheiros rumam a Pirapó, onde serão recepcionados pela comunidade. O evento integra a programação do aniversário de 34 anos de emancipação do município.
Durante a noite de hoje, a trilha chegará ao Santuário de Assunção do Ijuí, interior de Roque Gonzales. Conforme Ana Paula, o momento será dedicado à reflexão de diversas pessoas especiais que partiram durante a pandemia.
Ao longo da semana, a trilha passará por outros pontos históricos e turísticos da região, relacionados ao Primeiro Ciclo Missioneiro. O encerramento da Trilha dos Santos Mártires ocorrerá no próximo domingo (21), na 88ª edição da Romaria do Caaró.
Rádio Missioneira