Na segunda-feira (18) a Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga realizou a Sessão Solene para homenagear pessoas que trabalham em prol da cultura gaúcha e do tradicionalismo no município. A Medalha Mérito Farroupilha e a Comenda Noel Guarany são láureas promovidas anualmente pelo Legislativo são-luizense, a primeira, direcionada à pessoas ou entidades ligadas ao mundo tradicionalista e a segunda, para músicos em geral.
Neste ano, os escolhidos pelas entidades tradicionalistas, durante reunião, para receber a Medalha Mérito Farroupilha, foram: Nilda da Silva Teixeira, representando o CTG Galpão de Estância; Orci Machado, do Piquete Ponteiros do Rio Grande e Artur Bernardo, representando o Piquete Cultivando a Tradição. Já a escolhida para receber a Comenda Noel Guarany, foi a dupla “Gauchinhas Missioneiras”, formada pelas irmãs Valderês e Elvenir Peixoto, compositoras, acordeonistas e cantoras. Na ocasião, Valderês representou a sua irmã Elvenir, que por compromissos profissionais, não conseguiu participar da Sessão Solene.
O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, demais vereadores, secretarias municipais e conselhos municipais de turismo e cultura, bem como a imprensa local. Ao início das homenagens, foram lidos os históricos de cada laureado com a Medalha Mérito Farroupilha, seguindo os agradecimentos dos mesmos.
Após as fotos oficiais, o ato teve sequência com a entrega da Comenda Noel Guarany, para a dupla “Gauchinhas Missioneiras”. Valderês Peixoto representou a irmã, Elvenir, agradecendo a homenagem, destacando a sua trajetória dentro da música gaúcha, sendo no ano de 1963, o único dueto feminino de acordeonistas no Brasil.
Após o seu pronunciamento, recebeu sua honraria das mãos de Sidney Brondani e Nara Mendes. Ao final, amigos e familiares dos laureados prestaram suas homenagens, através de flores e presentes.
Fonte: Márcio Greff