logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Emater/RS-Ascar assina novos contratos com o Governo do Estado

Compartilhe!

Uma boa notícia para as mais de 204 mil famílias atendidas pela Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul foi divulgada nesta sexta-feira (29). Os contratos da Instituição com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) foram assinados, com a garantia de participação por cinco anos, visando como estratégia as diretrizes do Governo Estadual na busca de inovações e participação de jovens e mulheres. Com isso, as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) junto às famílias de agricultores familiares, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais e assentados da reforma agrária seguirão sendo executadas de forma continuada.

A presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, destaca a dedicação dos empregados da Instituição e dos respectivos secretários para a assinatura dos contratos. “Foram dias intensos, de diálogo com as secretarias e de muito empenho da nossa equipe e dos secretários Ronaldo Santini e Giovani Feltes para que encerrássemos o ano com os contratos assinados. A Emater é o braço do Governo do Estado junto às famílias rurais e muito nos orgulha a parceria que temos com a SDR e a Seapi, que possibilita a realização do trabalho continuado de Aters”, comenta a gestora, ao destacar ainda que a “Emater é a Instituição Oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social do Rio Grande do Sul”.

Em 2023, a Emater/RS-Ascar registrou o atendimento a 204.750 famílias gaúchas. Com uma média de nove atendimentos por família, a Instituição somou 1.860.299 atendimentos no último ano. Um trabalho que promove o desenvolvimento rural sustentável do Rio Grande do Sul.

Os novos contratos preveem a assistência a mais de 200 mil famílias para o ano de 2024, a partir das ações contratadas. Com destaque para as tecnologias sociais de Agroindústria Familiar, fomento à inclusão social e produtiva, juventude rural, e, tecnologias agropecuárias pelo uso de bioinsumos e avanços para a produção leiteira pela SDR. Pela Seapi destacam-se técnicas para fazer frente às vulnerabilidades climáticas como Irrigação e a agricultura de baixa emissão de carbono (ABC +).

No início de dezembro, a Emater/RS-Ascar apresentou aos integrantes do Conselho Técnico Administrativo da Emater/RS (CTA) e do Conselho Administrativo da Ascar (Conad) o Plano Anual de Trabalho para 2024, sendo destacados os 11 focos prioritários de atuação: Acesso às políticas públicas, a direitos sociais e socioassistenciais; Manejo e conservação da água e do solo; Bovinocultura de leite; Segurança, Soberania e Abastecimento Alimentar; Usos múltiplos da água: reservação de água e irrigação; Turismo Rural; Horticultura, Educação na defesa sanitária animal e vegetal; Agroindústria Familiar; Produção, secagem e armazenagem de grãos; e Pecuária Familiar.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar/Jornalista Carina Venzo Cavalheiro

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.