Emater de São Luiz Gonzaga orienta produtores que se enquadram no Selo Sabor Gaúcho - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
9 de janeiro de 2014
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Emater de São Luiz Gonzaga orienta produtores que se enquadram no Selo Sabor Gaúcho

9 de janeiro de 2014 l 07:20
Materia atualizada: 09/01/2014 l 07:20




Compartilhe!

A EMATER de São Luiz Gonzaga está fazendo um trabalho de orientação para que produtores da nossa região se enquadrem dentro do Programa Selo Sabor Gaúcho. A informação foi dada pelo engenheiro agrônomo Juliano Reis da Silva que faz parte da equipe do escritório local.

Destacou que o “Selo” foi criado para a criação de agroindústrias familiares no Rio Grande do Sul, através do Governo do Estado. O objetivo é incentivar a comercialização de produtos que são produzidos dentro da agricultura familiar. Com este selo, o produto poderá ser comercializado em todo o estado. No entanto, é necessário que o produtor se enquadre em diversas exigências previstas na legislação, que vão desde a infraestrutura oferecida na pequena propriedade no manejo da produção, embalagem e comercialização.

O selo garante ao consumidor a compra de um produto devidamente fiscalizado dentro das normas e com qualidade. No entanto, um dos maiores problemas ainda, é a não existência do SIM, o Serviço de Inspeção Municipal em São Luiz Gonzaga.O agrônomo acredita que isso deverá acontecer em pouco tempo, conforme informações obtidas junto a administração municipal. Vários produtos com o selo já começam a ser comercializados no comércio, vindos de outras cidades gaúchas, chegando a prejudicar o produtor local, que fica limitado na venda do seu produto.

Juliano lembrou que serão necessários investimentos na propriedade para a obtenção do selo, mas, o agricultor familiar sabe que não terá outra opção para se enquadrar, tanto que aumentou a procura por orientações através da EMATER. Complementou que a nossa região tem condições de oferecer diversos produtos tanto de origem vegetal ou animal que já são citados como referência, bastando apenas o enquadramento dentro da legislação. Serão projetos desenvolvidos a médio e longo prazo, mas, e necessários para incentivar e manter viável este tipo de produção.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados