logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Em Brasília, prefeitos missioneiros cobram recomposição do FPM

Compartilhe!

Uma comitiva com centenas de prefeitos gaúchos esteve em Brasília, nesta semana, reivindicando a recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em razão da queda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) no Rio Grande do Sul, consequência da grande enchente registrada em maio, que atingiu duramente o estado, deixando um rastro de morte e destruição, afetando também a economia dos municípios.

Os prefeitos missioneiros, por exemplo, pressionam para que o auxílio federal seja estendido a todos os municípios gaúchos, não apenas aos que estão em situação de calamidade pública.

Em entrevista para o programa Jornal da Manhã nesta quinta-feira (4), o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), prefeito de São Luiz Gonzaga Sidney Brondani, lamentou que poucas soluções foram apresentadas pelo governo. “Vamos aguardar. A nossa luta vai continuar. Se não tivermos uma reposição dessas perdas, os municípios terão que fazer cortes de despesas”, disse Brondani.

O prefeito de Bossoroca, Juca Dutra, compactua do mesmo pensamento. Segundo ele, relatos fortes foram apresentados pelos municípios e, mesmo assim, o governo não apresentou medidas efetivas.

Na última quarta-feira (3), o presidente da Famurs, Marcelo Arruda, e representantes das 29 Associações dos Municípios do Rio Grande do  Sul, entregaram um documento com reivindicações dos 497 municípios gaúchos ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

O ofício solicitando respostas e socorro financeiro às prefeituras gaúchas foi entregue durante encontro realizado no Palácio do Planalto. A Marcha a Brasília pela Reconstrução dos Municípios Gaúchos foi promovida pela CNM, em parceria com a Famurs.

 

Foto:  Leonardo Bortolotto

Rádio Missioneira

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.