Acesso à Garruchos e situação da ponte do Rio Piratini na ERS 168 foram elencadas
Os prefeitos missioneiros se reuniram na manhã de sexta-feira (29) na sede da Associação dos Municípios das Missões (AMM) em Cerro Largo para mais uma de suas tradicionais assembleias. O encontro teve uma extensa pauta.
Na abertura, o presidente Ricardo Klein relatou sobre sua última viagem a Brasília que culminou em importantes conquistas para a região, tais como a licitação das obras da Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier, abertura do processo para estudo da viabilidade da construção da BR 472 e licitação da obra dos acessos asfálticos até os Sítios Históricos de São Lourenço e São João Batista.
Dando sequência, houve a manifestação do assessor jurídico Dr. Fabiano Barret e de Alex Sander Oliveira da Rosa, da empresa ICEHOT, que fez a apresentação de produtos voltados à qualidade de vida para espaços públicos.
Viviane Obadowski, da Rede Governança Brasil, explanou sobre mentorias para prefeitos e gestores e Márcio Espíndola, que é CEO do Instituto Sollos, apresentou equipamentos e novas tecnologias na Educação, registros públicos de atas e licitações.
Oldemar Fenner, presidente do Corede Missões, relatou sobre as Assembleias Municipais e Regional da Consulta Popular 2021 para escolha das demandas da região no orçamento do Estado e o professor Adilson Ribeiro PazStamberg, do IFFar Campus de Santo Ângelo, fez uma apresentação sobre os cursos disponíveis na instituição.
Prefeitos manifestaram-se sobre diversos assuntos, com destaque para a péssima qualidade da estrada de acesso ao município de Garruchos, pauta para a qual o prefeito Roland pediu apoio de todos os colegas prefeitos na busca de soluções junto ao Daer.
José Moacir Fabrício Dutra, prefeito de Bossoroca, pediu uma solução para os problemas estruturais da ponte sobre o Rio Piratini na ERS 168. Juca destacou que já foram entregues diversos ofícios ao Daer pedindo recuperação da ponte. Por conta dos problemas estruturais, a travessia está restrita à carga máxima de 24 toneladas e exige que caminhões e bitrens façam o desvio por São Borja, na BR 285 e Santa Maria.
Por fim, o diretor do Departamento de Turismo da Funmissões, prefeito José Roberto, fez um relato sobre o planejamento das ações do Detur e o projeto do Sebrae em andamento.
Fonte: Assessoria de Imprensa da AMM