O Tribunal Regional Eleitoral realizou, na última terça-feira (17), o julgamento da denúncia, proferida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, contra Ricardo Klein (Progressistas), atual prefeito de São Nicolau. Outras cinco pessoas do município também foram denunciadas pela prática de concussão, organização criminosa e falsidade ideológica eleitoral. Neste primeiro julgamento, o prefeito e outros quatro citados na acusação foram condenados. Cabe recurso à decisão.
As investigações iniciaram em 2020. Segundo o Ministério Público, a suspeita é de que ocorria “caixa 2” na Prefeitura para financiar contas da campanha eleitoral e da futura campanha à reeleição do prefeito, por meio de extorsão de servidores. Em entrevista para a Rádio Missioneira nesta quinta-feira (19), Ricardo negou as acusações e citou que este foi o resultado do primeiro julgamento sobre o caso.
“Realmente, foi recolhido algum recurso, mas nunca público e obrigatório. Sempre de livre espontaneidade”, disse o prefeito. Segundo ele, houve uma desavença, no primeiro mandato, com um partido que integrava a coligação, por discordâncias de ideias.”Eles denunciaram que nós obrigávamos os funcionários a recolher esse recurso para o partido Progressistas. Nunca houve isso”, alegou.
Os desembargadores, incluindo Patrícia da Silveira Oliveira, relatora do processo, votaram pela condenação de cinco réus. Ricardo Klein foi acusado de associação criminosa e concussão, com pena superior a cinco anos de reclusão em regime inicial semiaberto, multa e perda do cargo eletivo.
“Estou de consciência limpa, como todos que estão envolvidos neste processo. Tenho certeza que ninguém desviou recurso público. Vamos recorrer sim. Tenho certeza que a justiça vai rever isso aí e seremos absolvidos”, avaliou.
Fonte: Rádio Missioneira