Eleições na Uri ocorrem no dia 17

Na próxima semana ocorrem as eleições gerais da Universidade Regional Integrada Alto Uruguai e das Missões (URI). Em São Luiz Gonzaga, apenas uma chapa está inscrita para o processo, e tem como diretora a professora Dinara Bortoli Tomasi, que coordenou a Escola Básica nos últimos oito anos. A atual diretora, Sônia Bressan, cumpriu dois mandatos de quatro anos frente à instituição pretende continuar trabalhando na URI.

Segundo o reitor Luiz Mario Silveira Spinelli , o trabalho desenvolvido por Sônia é de liderança e dinamismo. ‘’É um trabalho que muitos vão ver reconhecer a importância daqui alguns anos’’, comenta. Para Spinelli, a atuação da diretora foi fundamental para os novos cursos da instituição em São Luiz Gonzaga. Quanto à eleição de Dinara, o reitor disse que ela fará um bom trabalho, somado à equipe da Uri local.

Além da reitoria e direções dos câmpus, a eleição definirá as Coordenações de Área do Conhecimento, Coordenações de Curso, de Representante do CorpoDocente, dos Representantes do Corpo Técnico-Administrativo e da Direção das Escolas Básicas da URI. A votação acontece dia 17 de junho e o resultado será divulgado dia 18 de junho.

Colégio Eleitoral

Dentro do processo eleitoral, a comunidade acadêmica, escolar e externa participa da votação. De acordo com o estatuto da URI, a decisão dos cargos para reitoria e direção de câmpus é feita pelos professores, tanto da Universidade como da Escola Básica; pelos alunos da graduação e pós-graduação, representantes de turmas da Escola Básica e funcionários técnico-administrativos e representantes da comunidade. 

Os coordenadores de área de conhecimento são eleitos a partir de escolha dos professores de cada área. Coordenadores de curso recebem votos dos docentes em exercício ou com vínculo com o curso e de representantes discentes, escolhidos pelos próprios acadêmicos.Também serão eleitos o representante dos docentes, que recebe votos de professores da graduação, pós-graduação e escola; e o representante dos funcionários técnico-administrativos, onde é eleito um para participar do Conselho Universitário e outro para o Conselho de Campus.

A direção da Escola de Educação Básica é eleita por docentes da educação básica, alunos representantes de turmas, funcionários ligados à escola e representantes da comunidade.A posse dos coordenadores de curso e coordenadores de área acontece em 30 de junho. Os eleitos para a reitoria, direção de câmpus e demais cargos assumem em 30 de agosto.