logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Educação pública de São Luiz Gonzaga atinge nível máximo em avaliação nacional

Compartilhe!

A rede pública de ensino São Luiz Gonzaga obteve nota máxima no indicador Criança Alfabetizada Brasil, cujo objetivo é avaliar o comprometimento dos municípios brasileiros com a alfabetização de crianças e adolescentes.

Segundo Mariza Ditz, secretária de Educação e Esporte de São Luiz Gonzaga, de uma escala de 1 a 5, o município obteve o resultado 5 na avaliação. “Meta atingida com sucesso. Percebemos que estamos no caminho certo”, avaliou, em entrevista para a Rádio Missioneira nesta terça-feira (4).

O indicador integra o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, que objetiva garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.

A Pesquisa Alfabetiza Brasil — realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2023 — definiu o ponto de corte para a alfabetização em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Isso permitiu a definição do Indicador Criança Alfabetizada e o estabelecimento de metas anuais para atingir a alfabetização de todas as crianças até 2030.

“Nossa meta é manter até 2030 esse nível 5 de alfabetização em São Luiz Gonzaga”, frisou a secretária. Segundo ela, o bom resultado obtido pelo município é reflexo direto do comprometimento dos profissionais, que se desdobraram para oportunizar um aprendizado de qualidade durante a pandemia, evitando a evasão escolar.

Rádio Missioneira

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.