logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Educação Física da URI Santo Ângelo consolida parceria com instituto da Argentina

Compartilhe!

O Curso de Educação Física da URI, Santo Ângelo, aprimora sua parceria educacional de intercâmbio, com os alunos das disciplinas de esportes de aventura na natureza, e os alunos de vivências em la naturaleza do curso de Professora em Educação Física do Instituto Carlos Linneo, no município de Oberá, província de Misiones, na Argentina.

Desde o primeiro semestre de 2022, os acadêmicos recebem orientações práticas de canoagem, bem como vivências de campismo.

Durante a semana acadêmica de Educação Física, realizada no final do mês de agosto, uma equipe de docentes do Instituto Argentino, esteve em Santo Ângelo.

No campus da URI, participaram de uma oficina da modalidade de Hoquei, esporte este extremamente desenvolvido na Argentina. A seleção feminina argentina, possui, inclusive diversos títulos mundiais e pan-americanos, tendo como sua estrela maior Luciana Aymar, que foi eleita oito vezes a melhor do planeta (uma Marta do Hoquei).

Buscando consolidar essa parceria entre ambos os institutos se realizou um ciclo de palestras em Obera, nos dias, 28 e 29 de outubro. Na oportunidade, o professor Uberti Messina, da URI Santo Ângelo, tratou sobre temáticas do treinamento esportivo associado à corrida e ao ciclismo para acadêmicos, professores, treinadores e comunidade no Ginásio Municipal de Obera, recentemente inaugurado.

O ciclo de palestras tratou especialmente dos princípios do treinamento esportivo, associados à modalidade de corrida (focada especialmente no trail run), e no ciclismo (mountain bike).

O professor Uberti, fez uma breve introdução aos ciclos da periodização de treinamento e, ao final, falou sobre o uso de plataformas de treino e análise de dados fisiológicos de atletas, tais como zonas de treinamento e treinamento polarizado.

 “A iniciativa de intercambio institucional possui um papel muito importante para o desenvolvimento da Educação Física e do Esportes para ambas as instituições, e municípios da região, bem como para o crescimento pessoal e profissional dos jovens. Esse conceito aproxima conhecimento e cultura, criando oportunidades diferenciadas no mercado profissional da área”, afirma a professora Viviana da Rosa Deon.

A coordenadora do Curso de Educação Física, da URI Santo Ângelo, acrescenta que essa parceria dará ainda mais visibilidade ao trabalho de excelência realizada por ambas as instituições.

Consolidação de Intercâmbio

Os colegiados de ambas as instituições pretendem, a partir do ano de 2023, formalizar a parceria de forma documental para que a mesma se mantenha contínua.

Além do intercâmbio de conhecimento, por meio do ciclo de cursos e palestras em ambas as instituições, uma das pretensões, é possibilitar que os alunos brasileiros e argentinos, possam participar de vivências no país estrangeiro, sem prejuízo acadêmico.

Ainda, conforme a professora Viviana, “estamos consolidando a formatação deste intercâmbio e, provavelmente, no primeiro semestre de 2023 já esteja consolidado como uma realidade para nossos estudantes.”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da URI

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.