Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Eclipse total da Lua poderá ser visto nas Missões no próximo domingo

Compartilhe!

Espetáculo terá início às 23h32, sendo que sua totalidade ocorrerá à 0h29 de segunda-feira (16)

Da noite de domingo (15) para a madrugada de segunda-feira (16), poderá ser visto na região das Missões e em todo o Brasil, um eclipse total da Lua. O fenômeno acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, fazendo com que a Lua passe na sombra da Terra.

Ao  longo da noite de domingo, será possível ver a Lua sumindo com a sombra da Terra passando na frente. Quando o eclipse chegar em sua totalidade, a Lua fica avermelhada, popularmente conhecida como “Lua de Sangue”, pois não haverá a incidência direta da luz do Sol.

A chamada fase penumbral começa às 22h32 (pelo horário de Brasília). É a etapa em que apenas parte da luz solar começa a ser bloqueada. O espetáculo no mesmo está previsto para às 23h27, quando a região mais escura da sombra começa a avançar sobre a Lua.

O eclipse total começa à 0h29, momento em que a Lua estará totalmente sob a sombra. O ponto de maior acobertamento acontece à 1h11 e a luz solar direta começa a voltar à lua à 1h53.

Fonte: A Gazeta | Com adaptações da Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.