Um dos fenômenos mais aguardados do calendário astronômico acontece nesta semana. O terceiro e último eclipse de 2024, previsto para essa quarta-feira (2), será do tipo anular, quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, criando uma sombra que esconde parcialmente o disco solar, formando uma figura parecida com um “anel de fogo”.
Mesmo que a maior parte do trajeto do eclipse passe sobre os oceanos Pacífico e Atlântico, uma pequena parcela do caminho será sobre terra, especialmente em regiões do Chile e da Argentina. No Brasil, o evento só será visto de forma parcial.
O fenômeno dá as caras por volta das 15h46 (horário de Brasília), no Mato Grosso do Sul, e se despede das terras brasileiras às 18h41. No Rio Grande do Sul, a visualização do eclipse começa às 16h30.
Quanto mais ao sul do país for, maiores as chances de visualizar o fenômeno. A cidade de Chuí, em solo gaúcho, deve registrar a melhor visibilidade. O céu ficará mais escuro, embora não tanto como durante um eclipse solar total.
Fonte: GZH