Nesta semana, o Brasil celebra o Dia do Motorista, profissional que carrega responsabilidade em diversos setores. A Rádio Missioneira conversou com o soldado Gladistone Machado de Oliveira. Cabe a ele conduzir a viatura de combate a incêndio do 2º Pelotão de São Luiz Gonzaga.
“A gente está aqui por que gosta. É gratificante ajudar as pessoas”, avalia o bombeiro. O militar ressalta que está na instituição há 12 anos e já dirigiu diversos modelos de caminhões.
Para isso, além de se habilitar na categoria D, Oliveira qualificou-se no curso de condutor de veículos de emergência e operador de bomba, para atuar em incêndios.
“Durante os deslocamentos, procuraremos chegar o quanto antes nas ocorrências, mas sempre cuidando do trânsito. O importante é chegar, sem causar acidentes”, destacou o militar.
Ao chegar no local da ocorrência, o primeiro trabalho do motorista é sinalizar a cena. Após, na maioria das vezes, Oliveira auxilia os demais colegas na prestação do socorro.
Oliveira lembra que, um dos pontos positivos na região, é o respeito que os demais motoristas possuem ao ver a viatura. Na grande maioria das vezes, a passagem é liberada, agilizando o atendimento e contribuindo para salvar mais vidas.
Rádio Missioneira