A Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga realizará na próxima segunda-feira (10) a solenidade especial para homenagear a “Mulher de Vanguarda 2025”. O evento terá início às 16h, antecedendo a Sessão Ordinária semanal, sendo aberto para a comunidade em geral, bem como amigos, familiares e colegas de Dinara Bortoli Tomasi. A láurea conta com o apoio fundamental do Comdemulher de São Luiz Gonzaga.
HISTÓRICO
A professora Dinara Bortoli Tomasi nasceu em 27 de outubro de 1959. É natural de Santa Rosa , filha de Davino Bortoli e Augusta Sichinel Bortoli. Passou a residir em São Luiz Gonzaga em 1989, com o esposo David Tomasi, com quem é casada há 46 anos. É mãe da Daniela.
Sua vida acadêmica e profissional é marcada pelo amor à educação. Possui graduação em Ciências: habilitação para Biologia, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco. Tem especialização em Biologia Geral pela Unijuí e Currículo Teoria e Prática, pela PUC-Rio de Janeiro, Mestrado em Educação nas Ciências – ênfase em Biologia, pela Unijuí e MBA em Gestão de IES pela Universidade de Caxias do Sul. Autora do livro “As vertentes da Educação Ambiental: a ocupação de São Luiz Gonzaga (RS), a preservação dos banhados e dos recursos hídricos”, destacou que preservar a história, a cultura e o meio ambiente é também um ato de amor à vida.
Além da sala de aula, com coragem e determinação, assumiu desafios administrativos, sendo vice-diretora do Instituto de Educação Professor Osmar Poppe por oito anos; coordenadora Pedagógica do Insa/Escola de Educação Básica da URI por 17 anos e diretora-geral da URI – Campus de São Luiz Gonzaga por oito anos.
Ao longo de sua trajetória, o compromisso com a comunidade foi marcante. Além de sensibilizar as pessoas a constituírem uma outra consciência em relação a si, aos outros e ao meio ambiente, a professora participou ativamente do planejamento e da execução de vários eventos nacionais e internacionais relacionados à educação, ao ambiente e às tecnologias. Participou da diretoria da Igreja Católica de Tuparendi e São Luiz Gonzaga. É membro da diretoria do Instituto Histórico e Geográfico. Atua junto à Associação Comercial e Industrial (ACI), colaborando de forma decisiva para a realização de eventos, entre eles, o Manancial Cultural da Expo São Luiz 2023.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de São Luiz Gonzaga