logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Dia do Padre: Tarso Alles comenta os desafios do ministério na região

Compartilhe!

Há 33 anos atuando nas Missões, Padre Tarso tornou-se figura conhecida na região de São Luiz Gonzaga e hoje comemora o seu dia

Nesta quarta-feira (4) comemora-se em todo o mundo o Dia do Padre, figura histórica e de muita influência junto à comunidade católica. Para celebrar a data, o programa Cidade Alerta conversou com o Padre Tarso Paulo Alles, pároco da Paróquia de São Luiz Gonzaga há vários anos e personalidade conhecida da comunidade regional.

Diariamente às 18h, Padre Tarso realiza a “Hora do Angelus” na Missioneira FM 94.9, levando as palavras do Evangelho aos mais distantes rincões das Missões. Tarso foi ordenado padre em 1988 e, desde então, atua junto a Diocese de Santo Ângelo ininterruptamente.

O pároco considera que o número de novas ordenações na região de Santo Ângelo vem caindo muito ao longo dos anos, o que vem gerando, inclusive, motivo de preocupação ao Bispo Diocesano Dom Liro Vendelino Meurer.

“Nossa região sempre foi um celeiro de vocações e agora temos outra realidade. Precisamos enfrentá-la com sabedoria”, disse Tarso.

A realidade vivida pela juventude moderna, alicerçada principalmente nas redes sociais, é considerada pelo padre um dos motivos do desinteresse dos jovens pela causa.

A pandemia atingiu em cheio as celebrações religiosas e consequentemente algo primordial na vida de todo sacerdote. Segundo Padre Tarso, “a alegria de um padre é o convívio com a comunidade”. Ele enfatiza que em tempos de pandemia, o exercício do ministério está sendo um grande desafio e novas perspectivas deverão surgir ao término do período.

Tarso esclarece que para se tornar padre, o primeiro passo do jovem interessado é ingressar no Seminário. Após o término, realiza o curso de Filosofia (3 anos) e Teologia (4 anos), além de estagiar. Caso o interesse permaneça, ele poderá ser ordenado padre a partir de então.

“Existem diferenças entre padres. Os diocesanos só podem atuar em paróquias dentro da área de abrangência da diocese a qual pertence. Já os padres religiosos, membros de congregações, podem atuar em qualquer local do país, inclusive no exterior”, esclarece Tarso.

ORIGEM DA DATA

O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, comemorada desde 1929, quando o Papa Pio XI o proclamou padroeiro dos padres e das demais pessoas que servem aos ensinamentos de Deus. Nesta data também é celebrado o dia do sacerdote.

João Maria Vianney, um simples agricultor, nasceu na França, em 1786, e foi considerado um dos mais notáveis conselheiros do mundo católico em sua época. O Papa Pio XI o canonizou em 1925.

Foto: Michel Vieira Fotografia

Rádio Missioneira

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.