Dezesseis de Novembro: reunião técnica sobre a alfafa ocorre hoje

Dezesseis de Novembro é conhecido como a capital da alfafa. A cultura de plantar alfafa existe há mais de 50 anos no município. A planta já faz parte da cultura dos produtores, além de ser uma das bases da economia de Dezesseis de Novembro.

O secretário de Agricultura, Darci Colbeck, está trabalhando em projetos para fortalecer a cultura entre os produtores. O principal objetivo do programa municipal de apoio aos agricultores é

Segundo o secretário, a maior dificuldade na produção da alfafa é a irrigação, uma vez que o município enfrenta períodos de estiagem. ‘’Estamos em busca de uma alternativa de armazenamento de água para os produtores’’, comenta.

O projeto criado pela pasta prevê a criação de açudes de até cinco hectares. A equipe da secretaria já organizou as questões ambientais do projeto. Agora, está aberto o período de inscrição dos agricultores interessados em participar do programa.

Nesta quinta-feira  (10), será realizado a 1° Reunião Técnica da Alfafa do Território Missões. O evento integra a programação oficial da Semana do Município.

O encontro terá a presença de especialistas na cultura da alfafa. A programação inicia às 9h30min, com palestra sobre ‘’Qualidade de sementes e melhoramento genético’’, ministrada pelo pesquisador Dr. Gustavo Martins, engenheiro agrônomo. Ao meio dia será servido almoço e logo após seguem o ciclo de palestras.

Às 13h30min, o agrônomo da Emater Joney Braun, fala sobre a cultura da alfafa nas Missões. Depois, o engenheiro agrônomo da Coopatrigo, Marcos Aurélio Pilecco, que é um dos pesquisadores dessa cultura em Dezesseis de Novembro, irá falar sobre sua experiência com a alfafa. A última palestra do ciclo será com o secretário de agricultura, Darci Colbeck. O evento irá ocorrer no Salão Paroquial. Haverá mostra de máquinas e equipamentos para produção da alfafa. O encerramento está previsto para as 16h.