Descubra a Universidade recebe mais de 4.300 visitantes no câmpus da URI - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
17 de outubro de 2014
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Descubra a Universidade recebe mais de 4.300 visitantes no câmpus da URI

17 de outubro de 2014 l 19:01
Materia atualizada: 17/10/2014 l 19:01




Compartilhe!

 A URI Santo Ângelo realizou, nesta quinta-feira (16), a 16ª edição do Descubra a Universidade. Pelo menos 4.300 estudantes e professores, de 73 escolas da região, participaram das diversas atividades organizadas pela instituição, com o objetivo de conhecer a estrutura, os laboratórios e as oportunidades oferecidas pelo câmpus Santo Ângelo.

Conforme explica o coordenador do Descubra a Universidade e do Vestibular da URI, Rômulo Madrid de Mello, estudantes de Ensino Médio acompanharam explicações sobre o funcionamento, mercado de trabalho e área de atuação dos 20 cursos ofertados pela URI Santo Ângelo. Os visitantes foram guiados por acadêmicos e funcionários para conhecer tanto as instalações, como os projetos desenvolvidos e as oportunidades oferecidas pelo câmpus local. Rômulo aponta que o evento superou as expectativas: “Foram 4.326 participantes que puderam conhecer a URI. Além de centenas de participantes da Mostra de Trabalhos Científicos”.

De acordo com o Diretor-Acadêmico da URI, professor Marcelo Stracke, o Descubra permite que os acadêmicos interajam e repassem os conhecimentos construídos durante sua formação. “É um momento bastante enriquecedor. Há uma integração direta de aluno para aluno, mostrando a realidade do curso”, aponta. Ele destaca as visitas guiadas, por apresentarem os projetos de pesquisa e extensão realizados na Universidade: “É o que possibilita um ambiente universitário característico”.

VESTIBULAR

O Descubra a Universidade marcou o primeiro dia de inscrições para o Vestibular de Verão da URI. Durante o evento, 732 candidatos realizaram inscrições para o processo seletivo. No lançamento do Vestibular, o Diretor-Acadêmico ressaltou a missão da Universidade: “Buscamos formar pessoal ético e competente para enfrentar os desafios do mundo do trabalho, onde não só é preciso fazer, mas fazer com competência e qualidade. As exigências do mundo do trabalho não convivem mais com um simples formando, mas escolhem os melhores”.

Com o slogan “Faça a vida acontecer”, o Vestibular aponta o estudante como protagonista, no que diz respeito à tomada de decisões e estabelecimento de metas individuais. “A frase lembra que nem tudo o que acontece na vida acadêmica depende diretamente da universidade, dos professores, dos funcionários ou da estrutura em geral”, lembrou Stracke.

Em Santo Ângelo, são oferecidas vagas para os cursos de Administração; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Ciências Biológicas: Bacharelado e Licenciatura; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física: Bacharelado e Licenciatura; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Matemática; Pedagogia; Psicologia; Sistemas de Informação e Teologia.

As inscrições podem ser realizadas no site da Universidade (www.vestibular.uri.br) ou presencialmente nos câmpus até 16 de novembro, com taxa no valor de R$ 50. A prova será aplicada dia 23 de novembro, às 14h.

COPA DE ROBÓTICA

Durante o Descubra a Universidade também foi realizada a etapa final da II Copa URI de Robótica, promovida pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI. Estudantes de escolas de Ensino Médio de Santo Ângelo programaram robôs para a competição, utilizando conceitos de lógica de programação, funcionamento de sensores e motores e sistemas de controle.

Segundo o coordenador do evento, professor Alexandre Roque, a Copa possibilitou aos estudantes conhecer o funcionamento de robôs, bem como é possível programar. “Quando eles mesmos desenvolvem a prática de programação, passam a desenvolver os softwares de maneira diferente”, destaca. A partir do treinamento inicial, as equipes competiram em pistas de desvio de obstáculos e rotas definidas para os robôs.

Neste ano, participam da Copa 11 equipes, oriundas de sete escolas de Santo Ângelo. Sendo que a primeira, segunda e terceira colocações ficaram, respectivamente, com Equipe Texas, do Colégio Estadual Missões; Equipe Arduíno Prime, da Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas; Equipe Amigos do Walle, do Colégio Marista Santo Ângelo. A II Copa URI de Robótica foi realizada numa parceria com as empresas Usina, San Internet, Solution e Xtreme Tracking.

CONEXÃO URI

Dentro da programação do Descubra a Universidade também foi realizada a 3ª edição do Conexão URI. O circuito reuniu alunos de 50 escolas da região. As provas foram propostas pelos cursos de graduação e setores da URI Santo Ângelo, conectando alunos de Ensino Médio em equipes formadas por até 10 estudantes.

Conforme destaca o Diretor-Acadêmico da Universidade, professor Marcelo Stracke, o Conexão URI permite a integração entre os estudantes em participar de atividades físicas. “São provas lúdicas, que envolvem várias áreas do conhecimento e reproduzem o propósito de cada curso”, destaca.

O 3º Conexão URI teve como resultado do primeiro ao décimo colocados, respectivamente, as equipes das escolas: Escola José Alfredo Nedel, de Santa Rosa; Colégio Evangélico Rui Barbosa, de Giruá; Colégio La Salle, de Cerro Largo; Colégio Estadual Missões, de Santo Ângelo; Escola Barão do Rio Branco, de Boa Vista do Buricá; Colégio Tiradentes, de Santo Ângelo; Instituto São Francisco Xavier, de Porto Xavier; Colégio Estadual São Borja CESB, de São Borja; Escola Francisco José Damke, de São Paulo das Missões; Escola Amélio Fagundes, de Independência.

O diretor Marcelo ressalta a importância do trabalho dos técnico-administrativos, professores e acadêmicos na realização do Descubra a Universidade. “Todos trabalharam de forma inteligente, incansável e corresponsável por nossa instituição”, finaliza.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados