O deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) foi entrevistado no programa Jornal da Manhã de hoje. Ele acompanhou comitiva da Associação dos Municípios das Missões (AMM) que esteve em Porto Alegre ontem e participou de reunião com o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, sobre o projeto da Usina Garabi, complexo que será construído na cidade de Garruchos.
Loureiro ressaltou a presença dos prefeitos da região no encontro, entre eles o presidente da AMM, Junaro Figueiredo. A comitiva levou suas reivindicações, principalmente a falta de informações quanto ao andamento do empreendimento, que está em fase de cadastro e vai trazer grandes impactos socioeconômicos.
O secretário Lucas Redecker salientou que sua pasta, que não existia de forma autônoma desde o governo Rigotto, ainda está se estruturando. Porém, o encontro estabeleceu criação de comitiva integrada pelos prefeitos da região e pelo próprio deputado Loureiro, que vai encaminhar à Eletrobrás uma série de questionamentos que vão demandar uma reunião em Brasília ou Porto Alegre.
Essas questões vão ser elencadas pela comitiva, enquanto Loureiro vai apresentar proposição à mesa diretora da Assembleia Legislativa para formação de frente parlamentar que abordará as questões sociais, ambientais e todos os fatores relacionados ao empreendimento, para que o mesmo se reverta em benefícios à região onde será instalado.
Sobre o acompanhamento da recuperação de estradas como a ERS 165, 168 e 561, Loureiro disse que, nesta semana, voltou a conversar com o secretário de Transportes Pedro Westphalen e com o diretor geral do DAER Ricardo Nuñes. O Deputado disse que a 561 está com serviço contratado e o mesmo está passando por processo de reequilíbrio financeiro, pois ocorreu aumento de quase 40% nos insumos por parte da Petrobrás.
A recuperação de rodovias como a 168, 561 e 344 está nesse pacote de obras. Sobre a 165, Loureiro disse que essas obras são tratadas como prioridade pelo Estado e devem reiniciar em breve. As obras são garantidas por financiamento e o Governo do Estado está apenas adequando o cronograma das mesmas.