Deputado Jerônimo Goergen dá passo importante na solução do impasse do Funrural

Compartilhe!

Durante encontro com o parlamentar, ministro Paulo Guedes garantiu a solução do passivo do Funrural

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas), juntamente com representantes da Comissão de Agricultura da Câmara de Deputados se reuniu na terça-feira (13) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar da avaliação das contribuições devidas ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em 2017 que a cobrança das contribuições é constitucional, não havia um posicionamento do governo que indicasse como as dívidas devem ser quitadas.

Em entrevista ao programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta quarta-feira (14), o deputado Jerônimo ressaltou que Paulo Guedes reafirmou o compromisso do Governo Federal em garantir a solução do passivo do Funrural. Conforme o parlamentar, várias alternativas foram apresentadas e, em breve, uma posição do governo será emitida. Na semana passada, Goergen viu aprovada na Comissão de Agricultura sua Proposta de Fiscalização e Controle, que permite investigar a cobrança.

Jerônimo Goergen salienta que o Governo Federal precisa cumprir a promessa de campanha de zerar o passivo e apresentar alguma solução de refinanciamento que seja viável aos produtores. O parlamentar alerta que, além de não verem um direcionamento para o assunto, os produtores rurais sequer sabem o tamanho do passivo, estimado pela Receita Federal no ano passado em cerca de R$ 11 bilhões, mas que chegou a ser calculado em R$ 17 bilhões em 2018.

“Agora, felizmente, ao que tudo indica, teremos uma solução quanto ao passivo do Funrural. Talvez não seja uma resposta que agrade a todos, mas será uma decisão e isso já é alentador. Vamos aguardar a resposta do governo, que deverá sair em breve”, conclui o deputado Jerônimo.

Rádio Missioneira