O são-luizense Marcos Paulo Nascimento, de 30 anos, estava tomando chimarrão em frente a sua casa no final da tarde de ontem, como faz todos os dias. Crianças brincavam na chuva nas proximidades do Parque Centenário, localizado no Bairro Cohab.
Uma cena chamou a atenção de Marcos Paulo. Dois meninos que brincavam no local sofriam um choque elétrico nos fios da rede, próximo ao parque. Assustado com o incidente, a primeira ideia foi avisar o Corpo de Bombeiros.
Depois, rapidamente, Marcos pensou em uma maneira de salvar os meninos.
Em entrevista à reportagem da Rádio Missioneira, Marcos disse que pegou uma corda, na tentativa de laçar os garotos e puxá-los para longe do fio, onde estariam em segurança. ‘’Como chovia muito, eu não poderia pegar nada que estivesse molhado, por isso peguei a corda’’, explicou.
Mesmo sem saber se a atitude iria salvar os garotos, Marcos laçou os meninos. Ele conseguiu puxar apenas uma das crianças, pois a outra estava embaixo do fio. Rapidamente a equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local e salvou o outro garoto.
Marcos relatou à reportagem que ficou com medo na hora do acidente. ‘’Quando era criança também levei um choque e até hoje tenho as marcas. Apesar do trauma, a coragem venceu o medo’’, disse.
Agora, passado o susto, Marcos disse que não tem palavras para descrever o que aconteceu. ‘’Só pensei em algo para salvar a vida deles’’, finalizou.
Os dois irmãos, um de cinco e outro de 12 anos, foram levados até o Hospital de São Luiz Gonzaga pela equipe do Samu, onde permanecem internados. Em contato com a equipe do hospital, a reportagem foi informada que o estado das crianças é estável.
O Corpo de Bombeiros alerta à comunidade que não cheguem perto de fios elétricos, ainda mais com o tempo chuvoso.
Ao se deparar com situações como a de ontem, a orientação é de não encostar na vítima, e chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros.
Segundo relato dos moradores, a concessionária de energia já havia sido informada que o fio estaria solto. Hoje pela manhã, quando a reportagem da Rádio Missioneira foi até o local do acidente, a equipe da RGE estava trabalhando no local.
Em contato com a Assessoria de Imprensa da RGE, a reportagem recebeu a seguinte nota:
‘’A RGE atua, com equipe com critérios rigorosos de segurança, o cabo energizado por um raio nesta segunda-feira. A concessionária mantém contato com o hospital local e autoridades, inclusive, com a Secretaria Municipal de Saúde monitorando a melhora no estado de saúde das duas crianças que sofreram a descarga elétrica.’’