logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Corsan assume o abastecimento de água da Penitenciária de São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está assumindo o abastecimento de água da Penitenciária Estadual de São Luiz Gonzaga. A informação foi confirmada pelo gerente da companhia Giórgio Mastella.

Conforme o gerente, a penitenciária local era abastecida por um poço artesiano que começou  apresentar problemas na bomba desde outubro do ano retrasado. Ainda segundo Mastella, a situação estava ocasionando, seguidamente, o desabastecimento de água para os detentos.

Segundo Cláudio Dalpizzol, diretor da Penitenciária de São Luiz Gonzaga, a bomba d’água do poço artesiano não estava vencendo mais bombear o suficiente para abastecer as duas caixas d’água que a unidade prisional possui. Como o aprofundamento do poço não foi possível de ser realizado, a parceria com a Corsan foi então firmada.

Conforme Dalpizzol, a penitenciária local possui 306 apenados, apresentando uma superlotação de 215% em relação a sua capacidade. O consumo diário de água é de 45 mil litros. O constante desabastecimento, conforme o diretor, estava ocasionando princípios de motins, que foram contornados.

“No dia 31 de dezembro tivemos um agravamento na situação e por muito pouco não tivemos um motim”, relatou.

Na tarde desta sexta-feira (7), após acordo entre a Corsan e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), foi finalizada a obra de interligação da rede para o novo sistema de abastecimento da unidade prisional.

As parcerias que colaboraram para colocação da rede de água foram:

  • Corsan que doou material, máquina e mão de obra;
  • Vara de Execuções criminais que doou duas caixas d’água cada uma com 10 mil litros;
  • Equipes dos Bombeiros Militares e do Exército Brasileiro, através do 4º RCB  que no período de 10 dias abasteceram o presídio com água utilizando o seu caminhão cisterna.

 

Foto: Alex Tomilin/Rádio Missioneira

Rádio Missioneira

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.