logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Construção de estacionamento nas Ruínas de São Lourenço gera debate com o Iphan

Compartilhe!

A construção de uma área de estacionamento para os visitantes do Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir, no interior de São Luiz Gonzaga, está gerando controvérsias. A situação foi apresentada para a Rádio Missioneira por Alvaro Theisen, coordenador do Grande Projeto Missões.

Segundo ele, com a finalização das obras de acesso asfáltico às ruínas, a implantação de um estacionamento para atender a demanda de turistas no local é imprescindível. O projeto proposto pela Prefeitura de São Luiz Gonzaga prevê 50 vagas para automóveis, 10 para idosos, 4 para Portadores de Necessidades Especias, 5 para ônibus e 8 para motocicletas.

Conforme Álvaro, a proposta foi contestada ao ser avaliada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sob a justificativa de que um estacionamento no local poderia gerar “impacto arqueológico”.

As vagas seriam construídas em uma área da prefeitura em frente à guarita de acesso ao sítio. O recurso para construção seria proveniente do Ministério do Turismo, via convênio através da Caixa Econômica Federal.

O Grande Projeto Missões espera, agora, novos posicionamentos do Iphan em relação ao tema.

Foto: Marcos Luft

Rádio Missioneira 

 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.