Confraria do Icamaquã realiza atividades junto á comunidade de Bossoroca

Recentemente houve a primeira soltura de alevinos no Rio Icamaquã promovida por esta confraria onde o local escolhido foi junto à ponte da Rodovia RS-168, que liga Bossoroca a Santiago. Este repovoamento trata-se de uma ação inicial onde foram colocados 1.150 peixinhos de diversas espécies no rio, pois a confraria além do seu envolvimento com a arte, a cultura e a história também traz nos seus objetivos fazer ações concretas e cuidados para com a preservação do meio ambiente. Os peixinhos foram patrocinados por empresas e pessoas amigas da Confraria.

Outra ação da Confraria do Icamaquã foi solicitar que fossem colocadas placas de orientação juntos às margens do RS-168 nas proximidades do trevo de acesso a Bossoroca identificando o Memorial Noel Guarany. O presidente da Confraria Afrânio Marchi contatou com senhor Jader Rodrigues e este, prontamente, fez o elo com o DAER e agora já foram colocadas as placas indicativas estimulando-se assim para que mais pessoas ao passar por esta rodovia visitem o referido memorial.
A Confraria do Icamaquã já fez o lançamento durante o II Encontro de Confrarias e, em seguida, organizará mais equipes e listas de coletas de recursos financeiros com vistas à construção de um monumento (estátua) de Noel Guarany para reverenciar ainda mais a memória deste saudoso artista filho da Buera Terra Missioneira que, junto com seu violão e seu talento em vida tornou-se um dos quatro troncos missioneiros juntamente com Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá e Pedro Ortaça. Noel Guarany é considerado também um verdadeiro marco da música missioneira. A estátua mais a base proposta terá em torno de sete metros de altura e será confeccionada pelo escultor Vinícius Ribeiro.

A Confraria do Icamaquã será parceira da Escola São José, escola esta que situada na comunidade de Rincão dos Antunes, interior do município de Bossoroca – RS, na execução de diversas atividades conforme projeto aprovado junto ao Programa Mais Cultura do Governo Federal. De acordo com o projeto serão desenvolvidas atividades como, por exemplo, lançamento de um livro, de um CD de músicas, cavalgada cultural, soltura de alevinos, florestameno e reflorestamento.
A Confraria do Icamaquã também está incentivando para que em outras cidades circunvizinhas a Bossoroca também criem confrarias para valorizarem estes aspectos ligados à música, à poesia, às artes cênicas, à história e na vivência da fraternidade e cuidados para com o meio ambiente, pois a palavra Confraria, que origina-se do Latim, significa: reunião de amigos, de irmãos, irmandade, conjunto de pessoas afinadas que traçam e buscam os mesmos objetivos.