logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Confirmado um caso de anemia equina na região das Missões

Compartilhe!

Confirmado um caso de anemia infecciosa eqüina na região. A informação é da Inspetoria Veterinária de São Luiz Gonzaga. Segundo o veterinário Rafael Zborowsky, que participou do Programa Cidade Alerta, o proprietário do animal tomou a iniciativa de realizar o exame por conta própria, e encaminhou a amostra para um laboratório cadastrado.

O exame deu como positivo. Com isso, a Inspetoria Veterinária foi informada e teve que tomar as medidas previstas na legislação sanitária. Hoje pela manhã, uma equipe foi até a propriedade para sacrificar o animal que foi enterrado logo em seguida. Também foram coletadas amostras em outros eqüinos da propriedade em um trabalho de monitoramento.

A propriedade agora também será monitorada pelos próximos 60 dias, de onde nenhum tipo de animal poderá sair ou entrar. Rafael Zborowsky lembrou que ainda estão sendo colidas amostras em eqüinos de todo o Rio Grande do Sul e este relatório deve ficar pronto até o final deste ano, quando poderão acontecer mudanças na legislação que exige o exame deste tipo em cavalos.

Reforçou a importância dos produtores seguirem a orientação nos procedimentos de comercialização e deslocamentos dos animais, que vão desde a GTA(Guia de Trânsito Animal) e o histórico de vacinas exigidas. Este procedimento facilita o rastreamento de qualquer tipo de animal e além da prevenção, o proprietário evita prejuízos ou multas.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.