Confirmação de dois casos de dengue em Pirapó deixa município em alerta - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
23 de abril de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Confirmação de dois casos de dengue em Pirapó deixa município em alerta

23 de abril de 2019 l 17:47
Materia atualizada: 24/04/2019 l 10:41




Compartilhe!

O município de Pirapó teve a confirmação de dois casos de dengue. Na última quinta-feira (18), a secretaria municipal de Saúde de Pirapó recebeu a notificação através da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde com os resultados dos exames que deram positivo.

Segundo a secretária Márcia Adorno, em entrevista no Programa Cidade Alerta desta terça-feira (23), até o momento os casos ainda estão sendo tratados como indeterminados, não podendo afirmar que tenham sido contraídos na área onde residem (autóctone). A suspeita é que tenham sido infectadas em viagem recente.Outro caso que ainda está sendo investigado, é o de um familiar que apresentou os mesmos sintomas.

Alertou que mesmo com o índice de levantamento de focos ser baixo, apenas 0.6, em escala que já chegou a registrar 18 pontos, em relatórios anteriores, o município está em alerta e a comunidade precisar ajudar a combater os focos e fazer a sua parte.

Pequenas ações podem ajudar como: os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana, pratinhos de vasos de plantas, sempre limpos e coloque areia até a borda, lixeiras sempre tampadas e garrafas vazias guardadas de boca para baixo.

Dentro das ações do poder público, por meio da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, o município recebeu o “fumacê”, veículo que espalha inseticida que mata os mosquitos, no entanto, não elimina a larva. A secretária confirmou que os agentes de saúde tem intensificado as ações de prevenção e orientação junto aos bairros, mostrando que a melhor maneira de combate ainda é a eliminação mecânica dos criadouros.

Márcia Adorno lembrou ainda que é importante procurar a área da saúde, caso alguém apresentar algum sintoma da dengue como: febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C), forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, manchas e erupções na pele, normalmente com coceiras, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, dores nos ossos e articulações, náuseas e vômitos.

Rádio Missioneira


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados