logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Comunidade de Santa Inês se manifesta contra fechamento de escola

Compartilhe!
Diretor do 33° Núcleo do CPERS,Joner Nascimento, ao lado da diretora Ivone Ceribola

Educandário que funciona há mais de 60 anos na comunidade de Santa Inês, interior de São Luiz Gonzaga, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Jaime de Barros Câmara recebeu reunião de educadores e comunidade local nesta quarta-feira, 07/08. O motivo foi determinação do Governo do Estado para que a escola feche suas portas.

Informados pela 32ª Coordenadoria Regional de Educação sobre a intenção do Governo, a diretoria da escola recorreu a uma reunião com a comunidade, educadores e demais lideranças da sociedade, para encontrar uma alternativa. Desse modo, na tarde de quarta-feira, foi realizado encontro na sede da escola.

Na ocasião esteve presente o diretor do 33º Núcleo do CPERS, Joner Marchi Nascimento, acompanhado de professores, entre eles a ex-vereadora Eni Malgarin (Xuxu). Também esteve presente o assessora da vereadora Ana Barros (PT), Leonardo Vargas. Recebendo os visitantes, além dos alunos e moradores, a diretora Ivone Carloto Ceribola falou sobre a história da escola e sua importância para a comunidade.

Depoimentos

Logo após a palavra de Ivone seguiram-se os pronunciamentos, com o diretor do 33º Núcleo do CPERS, Joner Nascimento, que defendeu a permanência das escolas no campo. Após, diversos moradores se manifestaram, igualmente a favor da permanência da escola Dom Jaime. Um deles, Bruno José Braun, 82 anos, conversou com nossa reportagem ao final da reunião: “uma vila onde termina o colégio, cai 50%”, ressaltou Bruno, que vivenciou a evolução da escola e da comunidade em seu entorno. Acesso precário para a zona urbana foi foi citado como empecilho, além da qualidade deste transporte e afastamento cada vez maior dos jovens com a realidade do campo.

Próximo passo

Segundo Joner, o parecer da comunidade e material lá coletado será levado ao Conselho Estadual de Educação, em Porto Alegre, para evidenciar a importância da escola para todos que ali residem. Audiências em câmaras de vereadores na região também deverão ser desenvolvidas.

Rádio Missioneira

Galeria de fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.