O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Piratinim (ou Piratini) foi reativado. A ação ocorreu após encontro convocado pelo Sindicato Rural, em São Luiz Gonzaga, na última sexta-feira (18). A reunião contou com a presença, por exemplo, de produtores rurais, prefeitos e técnicos do Governo do Estado.
O novo presidente do comitê passa a ser o advogado e produtor rural Paulo Henrique Braga Pires. “Nós estávamos, desde a Expo São Luiz, tentando retomar os trabalhos. O Governo do Estado entende que a bacia está com a capacidade esgotada. Porém, entendemos que esses dados, talvez, não sejam os mais realistas e esse monitoramento pode trazer uma nova realidade para a bacia”, avaliou Paulo Henrique.
A Bacia Hidrográfica do Rio Piratini possui uma área de 7,6 mil km² e abrange uma população estimada de 68 mil habitantes nas Missões e Centro do estado, englobando 14 municípios.
“Ficamos muito satisfeitos com as participações neste encontro. O nosso objetivo, sempre foi, a reativação deste comitê”, declarou a presidente do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga, Margareth Costa Beber.
Quase 80% do território são-luizense está dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Piratini. O município, segundo o Governo do Estado, também possui uma das maiores áreas irrigadas em solo gaúcho, sendo o maior produtor de milho irrigado do Rio Grande do Sul.
Foto: Google Maps
Fonte: Rádio Missioneira