Foi realizada, ao final da tarde de quinta-feira (9), em São Lourenço das Missões, uma reunião com o objetivo de debater a permanência da Educação Infantil na Escola Estadual de Ensino Médio Terezinha Medeiros. Participaram do encontro a secretária Municipal de Educação, Nara Mendes e demais membros da pasta; vereadores integrantes da Comissão Permanente de Educação e Esporte da Câmara Municipal e o presidente do Legislativo São-luizense, João Iuri Oliveira, representante daquela localidade, bem como líderes locais e pais de alunos.
Para entender o impasse, há um convênio entre o Governo do Estado e o Município, em que o primeiro cede uma sala da escola para a implantação da Educação Infantil e a Administração paga os professores e demais custos para manter os alunos. Entretanto, a escola pretende seguir o projeto do Governo do Estado, de, a partir deste ano, colocar o turno integral no educandário, necessitando desta forma, a sala em que é cedida para a Educação Infantil.
Desta forma, muitos alunos teriam que ser realocados para a Escola João XXIII, que fica localizada no Rincão dos Santana, o que para muitas famílias, representa cerca de 60 quilômetros de deslocamento diário para os alunos, muitos deles apresentando comorbidades, sem contar a pouca idade para o uso do transporte escolar.
Durante a reunião, não houve a presença de representantes da 32ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, o que impediu que o debate tivesse uma sequência. Desta forma, a Comissão Permanente de Educação e Esporte da Câmara Municipal deverá entrar em contato com a Promotoria da Educação, em Santo Ângelo, com o objetivo de manter audiência para dar seguimento aos questionamentos necessários para se manter a Educação Infantil na escola.
Conforme o presidente da Comissão, o vereador Edilmar Garcia, “é importante que mantenhamos estes debates, pois o ano escolar está se aproximando e precisamos deixar claro à comunidade regional, que o impasse é sobre o fechamento da turma de Educação Infantil e não da escola, como muitos estão dizendo, inclusive na imprensa. São fake news que muitas vezes atrapalham o andamento de um debate tão importante como este que abrange a educação de nossas crianças”, disse.
Na segunda-feira (6) foi realizada uma reunião entre a Comissão e alguns pais de alunos da comunidade de São Lourenço, no Plenário da Câmara Municipal. Neste encontro, também foi destacado que os moradores querem a continuidade da turma da Educação Infantil, tendo uma lista de pré-matrículas de 13 a 15 crianças até o momento. Na ocasião também foram colocadas as dificuldades de acesso ao Rincão dos Santana, caso a turma tenha que ser realocada na Escola João XXIII.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara