Solenidade integra a programação da 44ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga
Após o adiamento da solenidade devido a pandemia de COVID-19, neste domingo (5), a Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizam a entrega da Comenda Sepé Tiaraju. Neste ano, os homenageados são os artistas João Máximo Galarce de Oliveira e Érlon Péricles.
A solenidade ocorrerá no Palco Cenair Maicá, na Praça da Matriz, a partir das 18 horas, integrando a programação da 44ª Feira do Livro. O ato será transmitido pela página no Facebook da Prefeitura de São Luiz Gonzaga. A honraria é confeccionada pelo escultor são-luizense e conselheiro do COMTUR, Vinícius Ribeiro.
A Comenda Sepé Tiaraju foi instituída em 2004, na gestão do ex-prefeito Jauri Gomes de Oliveira e reativada em 2018, na primeira gestão do prefeito Sidney Brondani. A comenda busca manter viva a memória do herói missioneiro Sepé Tiaraju – morto em batalha no dia 7 de fevereiro de 1756 – e homenagear cidadãos que realizam um trabalho em prol do município.
HOMENAGEADOS
Assim como em edições anteriores, os homenageados foram indicados pelo COMTUR. Confira um breve histórico:
Érlon Péricles
Cantor e compositor são-luizense, já participou da maioria dos festivais de música do sul do Brasil, como concorrente ou jurado. Ganhou o Prêmio Açorianos de Música por quatro vezes, em 2010 e 2011 como Melhor Compositor Regional, em 2009 e 2011, como Melhor Disco de Música Regional, pelo projeto Buenas e M’Espalho. Venceu por cinco vezes o concurso promovido pelo Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, que elege anualmente a música tema da Semana Farroupilha. Em 2011, fez várias apresentações por Portugal e Espanha na turnê Música Gaúcha na Europa, divulgando a música gaúcha além das fronteiras do país. A discografia do homenageado é composta por dez CDs e um DVD gravado ao vivo.
João Máximo Galarce de Oliveira
Com uma carreira musical de mais de 60 anos, desde criança, João Máximo Galarce de Oliveira já demonstrava interesse pela gaita. Com o ingresso definitivo na atividade musical, surgiram as oportunidades profissionais. A evolução profissional trouxe o interesse pelo significado da música: origens, estilos, ritmos, finalidades e temáticas. Além de músico, João Máximo sempre foi um grande interessado pelos movimentos artístico-culturais, nos quais atuou ativamente na articulação, organização e realização de eventos do gênero, tendo como autor e instrumentista, participações marcantes em eventos de destaque no cenário estadual. Assumiu o Setor de Cultura de São Luiz Gonzaga de 1989 até 1992, no qual realizou vários eventos artísticos-culturais. Em 2017, foi escolhido pelas entidades tradicionalistas são-luizenses como homenageado da Semana Farroupilha.