COMDEMA elege nova diretoria para o biênio 2020/22 - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
3 de setembro de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

COMDEMA elege nova diretoria para o biênio 2020/22

3 de setembro de 2020 l 15:31
Materia atualizada: 03/09/2020 l 16:44




Compartilhe!

Nesta última quarta-feira (02) reuniram-se online, através do aplicativo para reuniões GoogleMeet, os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de São Luiz Gonzaga, para deliberar sobre a eleição de nova diretoria e demais assuntos da entidade.

Tradicionalmente é trabalhado o consenso dentro da entidade, onde foi apresentada somente uma chapa, assim composta: Presidente – Iúri Martins, representando a ACI, vice-presidente – Alécio Antônio dos Santos, representando a APARP, primeira secretária – Karen Limberger Perin, representando o SEMPA (Prefeitura Municipal) e a segunda secretária – Deise Flores, representando a AREA. Após a manifestação dos presentes no encontro virtual a chapa eleita, presidida por Iúri Martins deu início a pauta da reunião.

Data das reuniões

Ficou deliberado que o conselho irá se reunir toda primeira quarta-feira de cada mês, onde até o final da pandemia de forma online, a fim de preservar a saúde e o bem-estar dos seus componentes.

Legislação Municipal

Foi apresentado ao grupo sugestões de alterações e atualizações da legislação ambiental municipal, em acordo com as resoluções e legislações estaduais e federais ligadas ao tema, como forma de dar mais autonomia ao município e acelerar os processos de licenciamento principalmente empresarial no município. O documento foi enviado aos conselheiros que extraordinariamente irão se reunir online na próxima semana para emitir o parecer, para posteriormente o Poder Executivo enviar a matéria para a Câmara de Vereadores para discussão e aprovação ou não das sugestões de alterações. O conselho ainda definiu que irá sugerir reunião com os edis para melhor explicar as alterações sugeridas para que haja um entendimento dos vereadores sobre o tema que é altamente técnico e necessário para o desenvolvimento sustentável do nosso município.

Coleta Seletiva

O presidente do conselho informou ao grupo, que após reuniões e conversas com o Poder Executivo, e as impugnações nas licitações que contratariam a empresa para prestar o serviço do recolhimento do lixo em nosso município, o processo e a possível prorrogação do atual contrato levara para o final do primeiro semestre de 2021 a nova licitação, o que dará ao conselho e ao município um período de estudos e construção de um projeto de conscientização com o sistema educacional local e demais entidades visando a melhor adaptação possível dos munícipes ao novo serviço e também a colaboração na preservação dos materiais que poderão ser reaproveitados e reciclados.

Cooperativa de Catadores ECOMISSÕES

Os conselheiros reafirmaram o compromisso do COMDEMA, para com a Cooperativa de Catadores ECOMISSÕES e os demais prestadores de serviço desse setor, onde é fundamental a estruturação desse serviço, com infraestrutura e humanização dos trabalhadores, que atuam sem nenhum tipo de acompanhamento ou assistência. Foi informado pela URI e pela UERGS a existência de materiais e equipamentos aguardando o espaço físico para serem instalados e as atividades serem iniciadas. O conselho recebeu a informação que já foi protocolado solicitação de galpão e outras estruturas para a cooperativa junto a FUNASA via secretaria municipal de planejamento, conforme informou o Assessor de Projetos e conselheiro Révis Moura.

Ainda foi aprovado por unanimidade que o conselho oficie o município, para que através da Secretaria Municipal de Ação Social, seja realizado um levantamento do número de famílias que atuam na coleta de resíduos no município, como outros dados importantes que serão mencionados, ainda o conselho estará a disposição para auxiliar nesse levantamento. Esse estudo é necessário para encaminhamento de projetos de humanização e estruturação básica desse serviço.

Participação da AREA

A Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos, hoje representada pela Arquiteta e Urbanista, Deise Flores, no COMDEMA, durante reunião, agradeceu o convite em participar do conselho e citou a importância da presença de um profissional dessa área, em um conselho tão importante no município. Ainda falou sobre a parceria existente com os profissionais do SEMPA, também sobre a cartilha criada pelo município, onde estipula algumas diretrizes a serem seguidas nas questões que envolvem o desenvolvimento do nosso município. Ainda citou sobre os futuros projetos, que poderão ser desenvolvidos, onde após o mapeamento das nascentes e demais APPs na área urbana, poderá ser sugerido a criação de praças em parcerias com os proprietários dos lotes, além de outros inúmeros projetos que embelezarão nossa cidade e preservarão nossa natureza.

É muito importante a participação das entidades que compõem o COMDEMA, onde é a partir da discussão e da troca de ideias que surgirão importantes ações assim como as que estão em andamento e as novas que irão surgir.

Fonte: COMDEMA

This slideshow requires JavaScript.

 

 

 


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados